sábado, janeiro 03, 2009

Se o Hamas tanto gosta de brincar com o fogo
quem é o culpado por Israel estorricar Gaza?

A entrada a matar de Israel na Faixa de Gaza, primeiro só com a Força Aérea e agora, há poucas horas, por terra, vai de facto, como disse no artigo anterior a este, transformar a região em escombros e fome. Se calhar é por isso que muita gente defende o Hamas e critica Israel.

Mas nem tudo é tão simples assim. Quem primeiro deve pensar no interesse dos palestinianos são os palestinianos. Quando o Hamas resolveu brincar com o fogo, uma das suas especialidades mais conhecidas, deveria saber que corria o risco de queimar, de chamuscar ou até de estorricar o povo.

Recordam-se quando, em Junho de 2007, o Hamas declarou vitória sobre os seus rivais da Fatah, afirmando que estava “garantida a libertação de Gaza e aberto o caminho para a criação de um Estado islâmico"?

Recordam-se como o é que o Governo palestiniano (liderado por Ismail Haniyeh, do Hamas) foi considerado ilegal por Mahmoud Abbas, presidentre da Autoridade Nacional Palestiniana (ANP), que por sua vez foi considerada por Sami Abu Zuhri, ministro do Hamas, ilegal porque os palestinianos nunca reconheceram os Acordos de Oslo que em 1993 criaram a ANP?

Recordam-se há quanto tempo o Ocidente anda a dizer que para dar uma oportunidade verdadeira à democracia era preciso acabar com o Hamas?

Recordam-se que se em Gaza o Hamas controla militarmente, noutros pontos a situação é diferente, tendo a Fatah incendiado instalações do Hamas em Nablus, Cisjordânia, enquanto reagrupava as forças de modo a travar os radicais islâmicos?

Recordam-se que a Fatah recebe apoio de alguns países da região, um pouco à semehança do que fazem a Síria e o Irão em relação ao Hamas?

Recordam-se que Israel sempre disse que, em caso de um confronto grave, o Hamas dominaria a Fatah, apesar de as duas estarem praticamente "equiparadas quanto a homens e material"?

2 comentários:

Gil Gonçalves disse...

Caro Orlando. A resposta é muito fácil. O culpado... foi o Lawrence of Arabia.

Em pleno século XX, o Homem ainda não aprendeu a viver em sociedade. Nunca o saberá. O ainda ser humano não deixou a bestialidade. Nunca se viu tanta ditadura, tanto fascismo como hodiernamente. Na verdade conseguiram outra vez enganar as aspirações das multidões ao poder. Reinauguram-se, os fascistas, na democracia, que é uma bruta ditadura. Depois é a his´toria do costumeira. Antes eram as especiarias, incluindo as especiais especiarias humanas, que ainda continuam e continuarão. Agora, neste momento é o petróleo. Depois, num futuro muito próximo, será no espaço, a luta, a guerra por minerais preciosos. No fundo, nós os verdadeiros democraats, damos-lhes trela a mais e eles abusam-nos. Chegou a hora de lhes rebentarmos definitivamente os focinhos.

Afonso Loureiro disse...

Caro Orlando,

Sigo o seu blog há alguns meses e optei por o nomear para o prémio Dardos.

«Com o Prémio Dardos reconhecem-se os valores que cada blogger, emprega ao transmitir valores culturais, éticos, literários, pessoais, etc. que, em suma, demonstram sua criatividade através do pensamento vivo que está e permanece intacto entre suas letras, entre suas palavras. Esses selos foram criados com a intenção de promover a confraternização entre os bloggers, uma forma de demonstrar carinho e reconhecimento por um trabalho que agregue valor à Web.
Este prémio obedece a algumas regras:
1) Exibir a imagem do selo;
2) Linkar o blog pelo qual se recebeu a indicação;
3) Escolher outros blogs a quem entregar o Prémio Dardos.»

http;//aerograma.afonsoloureiro.net