terça-feira, fevereiro 10, 2009

Diário Económico descobriu Angola
enquanto outros só enxergam Lisboa

O semanário económico Expansão, do grupo Score Media e com parceria ao Diário Económico português, vai ser lançado nas bancas de Angola na sexta-feira com o objectivo de se tornar “uma referência” no mercado angolano.

O semanário, cujo projecto está a ser erguido através de uma parceria com o português Diário Económico (DE), vai sair para as bancas com 48 páginas, de cor salmão, e tem como referência na imprensa da especialidade, o seu parceiro DE e o inglês Financial Times.

Há uns tempos, três anos, disse a quem de direito que talvez fosse viável (potenciando as novas tecnologias) fazer uma edição em Angola. Para além da facilidade informativa (ao noticiário local juntar-se-ia a restante informação feita em Portugal) seria com certeza uma forma de angariar substanciais apoios publicitários, nomeadamente das muitas empresas que trabalham com Angola.

A minha sugestão mereceu um clique na tecla delete, tal era o pragmático e exclusivo dom da verdade que esses “quem de direito” tinham adquirido. A isso juntaram o argumento objectivo de “persona non grata” para, conjuntamente com outros jornalistas que ainda não pensam só com a barriga, me despedirem.

Vejo agora que o Diário Económico avançou para algo semelhante e que haverá outros jornais (dos que restam e que ainda são jornais) a pensar fazer o mesmo.

Nem sempre, como se vê, é bom ter razão antes do tempo. Por norma, quando se vive numa sociedade de néscios cunhados, o resultado é sempre a decapitação.

1 comentário:

ELCAlmeida disse...

Uns têm visão a longo prazo. Outros ficam-se pela cobardia ou pela certeza do lucro a curto prazo.
E quando assim é, uns afirmam-se, os outros definham-se sem glória nem honra.
E mais absurdo se torna quando essa situação é criada por quem nunca teve nada a ver com a comunicação social e viu nela um obejecto de lucro fácil e imediato.
Infelizmente acaba por acontecer o que se está a ver...
kandandu
EA