quinta-feira, maio 10, 2012

De joelhos só perante Deus!


A Igreja Católica diz que está  preocupada com a pacificação de Cabinda, mas, não pretende assumir um protagonismo na facilitação do diálogo entre os separatistas da FLEC e o governo angolano.

O bispo da diocese de Cabinda desdramatizou igualmente a actual crise reinante na Igreja Católica de Cabinda desde a sua nomeação como bispo diocesano.

Filomeno Viera Dias considera que a Igreja de Cabinda não está dividida, embora – a muito custo, é certo – reconheça a existência de um grupo de fiéis afastados de uma comunhão plena com o bispo e com o papa e que, por isso, vivem à margem das paróquias e da eucaristia.

De facto, seis anos após a sua nomeação o bispo da colónia angolana de Cabinda, continua a ser rejeitado por um grupo de cristãos. Filomeno Vieira Dias considerou que se trata de um falso problema porque "as decisões do papa são soberanas". São as o papa tal como são as dos donos do regime angolano, ou seja, o MPLA.

Apesar do esforço que supostamente foi feito para a reconciliação dos fiéis, a crise agudizou-se com a expulsão de três grandes figuras do clero da colónia. O afastamento do antigo vigário-geral da diocese, Raul Tati, e dos padres Jorge Casimiro Congo e Alexandre Pambo mostrou – entre outras coisas – que o rei (da Igreja Católica em Cabinda) vai nu e que está submisso ao regime colonial do MPLA.

Questionado, segundo relata a VOA, sobre a dimensão política e social do congresso eucarístico da diocese que se vai realizar no próximo mês, Filomeno Vieira Dias disse estar preocupado com a pacificação de Cabinda.

A preocupação só acabará, julgo eu, quando o regime angolano conseguir calar de uma vez por todas com todos aqueles que na colónia de Cabinda pensam de manira diferente. Creio, contudo, que isso é uma missão impossível. Os cabindas só aceitam estar de joelhos perante Deus. Perante os homens, por muito poderosos que sejam, estarão sempre de pé.

É verdade que José Eduardo dos Santos quer pôr os cabindas de joelhos. Ao saber que eles só aceitam ficar nessa posição perante Deus, pediu a ajuda de Filomeno Vieira Dias para se tornar deus.

O pedido, já corroborado pelo MPLA, foi enviado para o Vaticano, acompanhado de uma certidão divina escrita em… dólares.

Sem comentários: