quinta-feira, novembro 08, 2007

Chávez impõe (democraticamente, é claro)
o socialismo contra as forças de bloqueio!


O presidente venezuelano, Hugo Chávez, garantiu hoje que "nada nem ninguém" o fará desviar do seu projecto de instaurar um regime de "socialismo do século XXI" no país, apesar da oposição à reforma constitucional. Terá sido por isso que me lembrei desta foto onde aparece a romper o bloqueio com a ajuda do “nosso” (salvo seja!) José Sócrates?

"Por mais sofrimento e desgostos que pesem sobre este povo, nada nem ninguém me vai deter", assegurou Chávez a um grupo de simpatizantes na cidade de Guacara, estado de Carabobo, cerca de 200 quilómetros a oeste de Caracas, garantindo que a grande maioria do povo venezuelano conhece e apoia o projecto de reforma constitucional que será referendado a 2 de Dezembro.

O presidente venezuelano sublinhou que o seu governo respeita os opositores e quer que todos se incorporem no processo revolucionário, mas avisou que "devem respeitar o Estado, as leis, as instituições e o povo".

Terá sido por isso que me lembrei desta foto onde aparece a romper o bloqueio com a ajuda do “nosso” (salvo seja!) José Sócrates?

"Caso não o façam, eles mesmos estarão a colocar-se à margem do que é o país e a vida nacional. Isso é o que acontece com alguns desesperadinhos, que são uma minoria que não querem aceitar isso, não querem aceitar as regras do jogo democrático", acrescentou.

Regras democráticas que a possibilidade do presidente se recandidatar indefinidamente, aumentam o mandato presidencial de seis para sete anos e dão ao chefe de Estado poderes para decretar o "estado de excepção" e impor a censura da imprensa, além de instaurar uma economia socialista.

Terá sido por isso que me lembrei desta foto onde aparece a romper o bloqueio com a ajuda do “nosso” (salvo seja!) José Sócrates?

Sem comentários: