Como digo aqui em baixo, os Repórteres Sem Fronteiras revelaram ontem a listagem da liberdade de Imprensa em todo o Mundo. Pela leitura dos três principais jornais portugueses, muito pouco (em alguns casos nada) se fica a saber da situação na Comunidade de Países de Língua Portuguesa.O Jornal de Notícias, não dá uma única palavra aos países lusófonos. Fala, contudo, da Finlândia, Irlanda, Islândia, Holanda, Coreia do Norte, Portugal, Hungria, Letónia, Eslovénia, EUA, Turquemenistão, Eritreia e Líbano.
O Público afina pelo mesmo diapasão embora tenha um parágrafo, o último, a falar de África.
O Correio da Manhã é o único que, sem deixar de dizer o mesmo dos outros dois jornais, acrescenta a posição dos países lusófonos. Ou seja, Angola na 91ª posição, a Guiné-Bissau no 62º lugar, o Brasil no 75º, Timor-Leste no 82º, Cabo Verde e Moçambique no 45ª entre os 167 países analisados.
A fazer fé nestes exemplos, aos leitores do JN e do Público interessa mais o que se passa no Turquemenistão do que a realidade angolana, brasileira ou moçambicana.
Por outro lado, o CM não esquece os que estão preocupados com a situação no Turquemenistão, mas acrescenta alguma informação sobre os países da CPLP da qual, por sinal, Portugal faz parte.
Assim seja!

1 comentário:
TEM HAVER COM A COMPLICIDADE DOS JORNAIS PORTUGUESA...O QUE É PODEMOS FAZER????
GOSTEI EMENSO DO SEU CANTIGO, JÁ FIZ QUESTÃO DE COLOCAR NOS LINKS DO MEU BLOG.
QUE DEUS RICAMENTE LHE ABENÇÕE!
UM GRANDE ABRAÇO!
Enviar um comentário