Mantendo o tom irónico utilizado nos anteriores textos, publicados na imprensa timorense nas duas línguas oficiais, português e tétum, Xanana insiste no ataque directo à FRETILIN e à direcção eleita no II Congresso, realizado em Maio passado, questionando novamente a sua legitimidade.
Mas, reportando-se à crise político-militar iniciada em Abril, Xanana acusa o secretário-geral, Mari Alkatiri, o presidente, Francisco Guterres "Lu- Olo", o vice-presidente, Rogério Lobato, e o militante histórico Roque Rodrigues "de terem hipotecado a soberania do país".
"Quem hipotecou a soberania? Só os ilustres doutores da FRETILIN é que devem responder a esta pergunta! E eu posso ajudar. Foi o vosso camarada Presidente, senhor Lu-Olo, foi o vosso camarada secretário-geral do partido, Dr. Mari Alkatiri, foi o vosso camarada vice- presidente do partido, Sr. Rogério e o vosso camarada Dr. Roque Rodrigues. Eles hipotecaram a soberania do país", destaca.
Tão amigos que eles foram... até que os australianos resolveram dar um ar da sua graça.
Com amigos destes porque os inimigos nem se têm de preocupar. Tudo lhes cai de mão-beijada. Por este andar o Mar fica para a Austrália, o enclave de Oecussi-Ambeno para a Indonésia e o resto divide-se entre aqueles que mais derem para passarem umas paradisíacas férias...
ResponderEliminarKdd
EA