domingo, agosto 26, 2007

Samakuva ou Eduardo dos Santos?
- A resposta de Emanuel Lopes (Uabalumuka)

«Embora leia com redobrada atenção os artigos de Orlando Castro, e os admire, nem sempre concordo com eles. Este é um deles, em que não concordo em absoluto.

E eis porquê:

Diz OC que, e cito "...até porque Abel Chivukuvuku não está na corrida..." dando a entender que seria diferente se o Presidente da UNITA fosse o Dr. Abel Chivukuvuku e não o Dr. Isaías Samakuva. Este é o primeiro erro da análise de OC. Não tenho dúvidas de que o Dr. Abel seria o homem que o Mpla desejaria à frente da UNITA.

Porquê, já que aparentemente ele é mais aguerrido que o Dr. Samakuva?

Porque o Mpla deseja alguém que parta a louça sempre que houver um microfone de um media à sua frente. Assim poderiam voltar à velha imagem usada até à exaustão de que a UNITA só quer a confusão, só quer a guerra. Uma imagem em que o aparelho de propaganda do Mpla e dos seus amigos de todo o mundo, usaram e abusaram. É por isso que defendo que o Presidente da UNITA em quem o Mpla apostava era o Dr. Abel Chivukuvuku.

Ao contrário do Dr.Chivukuvuku, o Dr. Isaías Samakuva, "joga" no terreno mediático do Eng. Eduardo dos Santos, ou seja é um homem calmo, um homem que fala sempre cordatamente, um homem sem rabos de palha. E neste terreno o Dr. Samakuva, ganha claramente ao Eng. Eduardo dos Santos, já que este demonstrou ter uma calma fictícia que só se mantém se não for contrariado.

Mas o que é importante na análise de OC é a conclusão de que o Dr. Samakuva perderá as eleições contra o Eng. dos Santos.

Acho que é um erro assumir desde já que isso irá acontecer. Se me perguntassem quem ganharia as eleições neste momento, se o Dr. Samakuva se o Eng Dos Santos, eu não ousaria fazer um prognóstico.

As vantagens estão obviamente do lado do Mpla e do seu Presidente.

Senão vejamos, o Mpla domina abusivamente os "media" estatais que são os únicos com cobertura nacional, usa a seu belo prazer o dinheiro e os bens do Estado, conta como seus apoiantes as transnacionais do petróleo, dos capitalistas do costume e dos intelectuais esquerdóides que não conseguem tirar as palas dos olhos e ainda por cima tem um Conselho Nacional de Eleições feito por homens seus. Como garantia, um aparelho de segurança que continua igual ao dos tempos do comunismo e um registo eleitoral feito à medida dos seus desejos.

À primeira vista portanto todas as vantagens seriam do Mpla e do Eng. dos Santos...

Mas será que o Povo Angolano não aprendeu nada nestes últimos anos, será que o Povo Angolano não vê a corrupção diária, o enriquecimento ilegal, o roubo do pão da sua boca ?

Será que o Povo Angolano não vê a liberdade que todos os dias lhe é roubada, não vê a indignidade e a humilhação a que é submetido nas escolas, nos hospitais, nos transportes, em toda a vida diária que só é boa para os "rabos grandes" do poder?

Eu acho que esse será o factor de desequilíbrio que decidirá as eleições.

Assim saiba o Dr. Samakuva, e a sua equipa, liderar as aspirações do Povo Angolano, e acredito que as eleições poderão ser uma surpresa para muitos.

Uabalumuka
(Emanuel Lopes)»

1 comentário:

Anónimo disse...

o artigo valeu, continuem assim!
controla o www.uigecentrico.blogspot.com para um blogue jovem e sinceiro com focus na provincia do uige. somos apoliticos (mas nao apaticos). o link para o seu blogue ja anda là...