domingo, julho 15, 2007

Ao fim de 32 anos o Mungo volta a ter água potável

Privados de água potável desde 1975, altura em que iniciou o conflito armado no país, os munícipes do Mungo, na província do Huambo, voltam a contar com água potável na localidade em consequência do arranque, sexta-feira, do sistema de captação e distribuição deste produto.

Instalado na zona do Cabanda, o novo sistema de captação e distribuição de água do Mungo, que funciona por bombagem, é suportado por quatro tanques de 100 metros cúbicos cada e vai beneficiar, numa primeira fase, um total de 10 mil pessoas.

Trinta metros cúbicos de água por hora é a capacidade de produção da estrutura erguida pela empresa Tecno-águas no quadro do Programa de Aumento e Melhoria dos Serviços Sociais Básicos às Populações.

O projecto, orçado em cerca de 25 milhões de kwanzas, inclui oito chafarizes públicos dos quais seis construídos de raiz e dois reabilitados para inicialmente abastecer os habitantes da sede municipal e algumas instituições, como o palácio, hospital e a administração local.

De acordo com o director provincial do Huambo de Energia e Aguas, Adolfo Elias Gomes, o empreendimento é o primeiro do género a ser erguido numa sede municipal, realçando desta forma o esforço do governo na resolução dos problemas sociais básicos.

Adolfo Elias Gomes referiu que durante os três primeiros meses as pessoas vão consumir água gratuitamente, mas que nos meses subsequentes as pessoas terão de pagar entre 50 a 100, um valor ainda por ser definido pela administração local.

Segundo acrescentou, a rede de distribuição será extensiva as demais comunas do município numa segunda fase.

O município do Mungo conta com uma população de 122 mil e 151 habitantes, estando a 150 quilómetros da sede provincial do Huambo.

Texto publicado em http://huambodigital.net

2 comentários:

Anónimo disse...

Orlando de Castro
Depois de um dia ter apanhado , por acaso , o seu blog , passei a cá vir de vez em quando , para ver noticias daquela zona de Angola masa . nada . Depois daquele artigo controverso , julgo que precisava mesmo fazer uma reflexão mas , nada escrever , também não ; até porque sendo você jornalista , poderia rter aquele bichinho de procurar publicar noticia . E até noticia nova , daquela que ainda nãi saiu noutros medea . É uma sugestão que lhe deixo... Cumprimentos e . não desanime . Em particular se se emendou ...

Anónimo disse...

Ah , perdão não me ter identificado . Mesmo tendo de entrar como anónimo , nem por isso deixo de me identificar ,
Carlos Colaço
laika@sapo.pt