segunda-feira, julho 02, 2007

Luanda bate o pé (mesmo que descalço) à Europa

Estou a gostar de ver, se bem que tema que esta nova filosofia do olho por olho, dente por dente nos possa levar a ficarmos cegos e desdentados. Mas que estou a gostar de ver a forma vigorosa como Angola enfrenta a questão da TAAG e da Cimeira UE/África, isso estou. A Europa proíbe voos da TAAG, Luanda proíbe voos da TAP e da Air France. A Europa não quer Mugabe, Luanda impõe a presença de Mugabe. É assim mesmo…

O governo angolano admite retaliar caso se concretize a suspensão dos voos da companhia aérea TAAG para a Europa suspendendo os voos da TAP e da Air France para Luanda.

Recorde-se que a Comissão Europeia decidiu na quinta-feira incluir a TAAG na lista negra de companhias aéreas impedidas de voar para Europa. Esta decisão implica a suspensão de seis voos semanais da TAAG para Lisboa.

Explicando ao Correio da Manhã o que está em causa, o vice-ministro dos Transportes, Hélder Preza, disse que “Angola não tem qualquer relação directa com a União Europeia sobre esta matéria”, adiantando que os argumentos avançados pela UE “não têm grande fundamento”. Frisou depois que “Angola tem acordos bilaterais com Portugal e França, países para onde a TAAG opera”.

Segundo Hélder Preza, “se esses dois países com os quais temos relação directa nos notificarem sobre a eventual possibilidade de a TAAG deixar de operar, nessa altura vamos equacionar o problema e agir em conformidade. Poderemos aplicar o princípio da reciprocidade, no quadro dos acordos bilaterais existentes com Portugal e França”, acrescentou.

Entretanto, à margem da IX.ª Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da União Africana, no Ghana, o embaixador de Angola disse ao “Jornal de Angola”, que Robert Mugabe vai mesmo participar na Cimeira África-União Europeia a ter lugar em Dezembro próximo em Lisboa, capital portuguesa.

Numa demonstração inequívoca de força e de poder (parece-me, contudo, que sem razão) Manuel Augusto pôs-se ao lado (espero que não seja por baixo) do Zimbabué na guerra que este país mantém com o Ocidente, pouco se importando com o que diz George W. Bush ou murmura José Sócrates.

Se Mugabe não for a Lisboa, África também não vai, diz Angola. Espero para ver…

1 comentário:

ELCAlmeida disse...

Mugabe vai a Lisboa ou onde for a reunião. O senhor secretário de Estado da ooperação e Neg estrangeiros já pôs o seu chefe no lugar e disse que ninguém vai impedir ninguém da estar na Cimeira...
Kandandu
EA