quinta-feira, julho 12, 2007

Pobres dos países ricos,
ricos dos países pobres

O Presidente moçambicano, Armando Guebuza, desloca-se sexta-feira aos Estados Unidos para assinar um acordo de financiamento com o Millennium Challenge Corporation (MCC), avaliado em 369 milhões de euros, no âmbito do Millennium Challenge Acount (MCA).

Ou seja, Guebuza vai de mão estendida pedir ajuda aos pobres do países ricos para dar aos ricos do seu pobre país.

Ao abrigo desse acordo, o governo norte-americano compromete-se a atribuir uma verba aos países que estejam a demonstrar um desempenho excelente na boa governação, desenvolvimento do capital humano e na criação de um ambiente favorável de negócios.

Desempenho excelente na boa governação? Estaremos a falar do mesmo país?

Uma nota do gabinete da Presidência moçambicana indica que o donativo será canalizado, durante cinco anos, para projectos de água e saneamento, reabilitação de estradas e Barragem de Nacala, norte do país.

Estou mesmo a ver. Água? Saneamento? Reabilitação de estradas?O valor será igualmente aplicado em projectos de registo e cadastro informatizado de terras e apoio ao combate ao amarelecimento letal do coqueiro nas províncias do Niassa, Cabo Delgado, Nampula, norte, e Zambézia, centro.

Nesta deslocação a Washington, o chefe do Estado moçambicano far-se-á acompanhar pelos ministros da Planificação e Desenvolvimento, Aiuba Cuereneia, das Obras Públicas e Habitação, Felício Zacarias, e pelo vice-ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Eduardo Koloma.

Não está mal. Comitiva de alto nível… não vão os pobres dos países ricos acharem que os ricos dos países pobres são uns pés descalços.

Nota: O Observador é um jornal de Moçambique dirigido pelo Jornalista Jorge Eurico

Sem comentários: