sexta-feira, julho 06, 2007

Jornalistas do MPLA dão o exemplo

Numa altura em que os jornalistas portugueses parecem apostados em dividir-se ainda mais, uns colocando-se ao lado do respectivo Sindicato e outros na linha de uma eventual Ordem, poucos se colocando ao lado do importante – o Jornalismo, aconselho a que sigam o exemplo que chega de Angola.

De facto, segundo uma notícia da AngolaPress, os jornalistas da província do Uíge, filiados no MPLA, constituíram o seu comité de especialidade integrado por 25 profissionais de classe dos diversos órgãos estatais.

Digam lá que não é um bom exemplo? Bem que os portugueses poderiam constituir um comité dos filiados no PS, no PSD, no PC, no BE, no CDS etc.

Para a segunda secretária do comité provincial do MPLA no Uíge, Catarina Pedro Domingo, o acto foi importante, porquanto a constituição da estrutura corresponde com a vontade expressa dos profissionais.

Segundo ela, o comité ora constituído vai dedicar-se a promoção e divulgação cultural da região, superação técnico-profissional dos jornalistas, tendo enaltecido a forma tão sábia como os profissionais locais têm contribuído na informação e formação da população, visando a consolidação da paz e democracia no país.

Estão a ver? Ponham os olhos em Angola. Para quê Sindicato ou Ordem se nos bastam comités partidários?

Ao menos, digo eu, não veríamos os jornalistas portugueses a dizer que são independentes (há alguns mas são cada vez menos – a isso obrigam as contas a pagar).

Além disso, importa não esquecer que ser do PS é o que está a dar…

Sem comentários: