sexta-feira, setembro 21, 2007

Se a cimeira é Europa-África
quem manda são os… brancos

A presidência portuguesa da União Europeia voltou hoje a desvalorizar a questão da participação na Cimeira UE-África e a frisar que "não há ainda qualquer decisão sobre a formalização dos convites". E se a equipa “socretina” assim o diz é porque é mesmo assim. E façam o favor de não irritar o licenciado em engenharia que dirige o Governo. É que se Guterres prometia ir às fuças da Oposição, Sócrates vai mesmo.

Em declarações à imprensa, o presidente em exercício do Conselho de Ministros da União Europeia, Luís Amado, considerou "muito positivo" o artigo publicado quinta-feira pelo primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, dado que "reconhece a importância estratégica" da realização da cimeira desde que – digo eu – seja feita à moda dos brancos e à revelia do interesse dos pretos.

"O que há de mais importante na declaração de Gordon Brown é o reconhecimento da importância da Cimeira" disse Luís Amado, frisando que a participação "é um problema que se colocará a seu tempo, no momento em que a formalização dos convites tiver de ser feita".

Questionado sobre a posição assumida pela Zâmbia de faltar à Cimeira se o presidente do Zimbabué não for convidado, o ministro português sublinhou que essa é a posição conhecida da União Africana e acrescentou que a considera legítima.

Embora legítima, África é algo que não conta para as “socretinas” mentes de quem, do cimo do pedestal, olha com superioridade racista – importa dizê-lo – para aqueles energúmenos africanos.

2 comentários:

Paulo F. Silva disse...

Meu caro Orlando

Estou convencido de que nterpretaste mal os caminhos tortuosos da diplomacia.

A II Cimeira UE/África realiza-se em Lisboa, em Dezembro, não tenhas dúvidas, com ou sem Gordon Brown, mas com Robert Mugabe; o primeiro-ministro britânico far-se-á representar e o presidente do Zimbabué terá de ouvir das boas, na reunião e nas ruas...

Anota aí e, mais tarde, diz-me se tenho ou não razão.

Um abraço

Anónimo disse...

Brown(amigo-do-peito desse responsável casal McCann...)só se senta na companhia de patifes brancos, não na de patifes negros. Por isso, se passeia com o democrático e honesto George Bush e se recusa a ser visto com Mugabe...
Saudações!
São