quarta-feira, fevereiro 14, 2007

Mário Soares (em duplicado) nesta... CPLP

As fundações Portugal/África e Mário Soares solicitaram a adesão como "observadores consultivos" da Comunidade dos Países da Língua a Portuguesa (CPLP), disse hoje o presidente das duas instituições e antigo chefe de Estado português. Todos sabem que a CPLP (embora não fosse essa a sua génese) é um elefante branco. Mas ninguém se importa, desde que caiba mais um…

Segundo Mário Soares, que falava no final de um encontro de trabalho com o secretário-executivo da CPLP, Luís Fonseca, as duas fundações a que preside pretendem colaborar com a organização ligada à lusofonia, estando ainda em estudo a forma como o poderão fazer.

Ou seja, com tanta colaboração esta CPLP vai arriar um dias destes. Se a ideia é essa, venham mais ajudas.

"Temos arquivos importantes sobre os países da CPLP, historicamente muito importantes para os respectivos Estados, e vamos agora ver, nos próximos meses, a forma como as duas fundações podem colaborar", sublinhou o antigo chefe de Estado português. Por seu lado, Luís Fonseca confirmou o pedido de adesão e indicou que o Comité de Concertação Permanente (CCP) da CPLP já deu um parecer favorável, devendo a oficialização ocorrer na próxima reunião do Conselho de Ministros da organização, a realizar em Julho.

Favorável? Ainda bem. Com tanta colaboração esta CPLP vai arriar um dias destes. Se a ideia é essa, venham mais ajudas.

Luís Fonseca lembrou à Lusa que o processo de envolvimento da sociedade civil na CPLP "está ainda no seu início", pois foi em Julho de 2006, durante a VI Cimeira da Comunidade, realizada em Bissau, que 18 organizações da sociedade civil obtiveram o estatuto de "observador consultivo".

"Por enquanto, a maioria desses observadores é originária de Portugal e estamos a fazer um esforço para que outras instituições de outros países possam também candidatar-se. Acredito que não haverá nenhuma dificuldade em serem aceites como tal", afirmou.

Na VI cimeira da organização, os chefes de Estado e de Governo dos "oito" ratificaram a entrada de 18 instituições com o estatuto de "observadores consultivos" e a entrada, como "observadores associados" da Guiné Equatorial e das ilhas Maurícias.

Obtiveram o estatuto de "observador consultivo" o Conselho Empresarial da CPLP, Fórum da Juventude da CPLP, Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) e Associação dos Comités Olímpicos de Língua Portuguesa.

Entraram também a Fundação para a Divulgação das Tecnologias de Informação, Fundação Bial, Assistência Médica Internacional (AMI), Saúde em Português, Círculo de Reflexão Lusófona, Fundação Luso-Brasileira e Academia Brasileira de Artes. As restantes cinco organizações são a Associação das Misericórdias de Portugal, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia, Fundação pata o Desenvolvimento da Comunidade, Associação das Universidades de Língua Portuguesa e Comunidade Sindical dos Países de Língua Portuguesa.

Uf. Com tanta colaboração esta CPLP vai arriar um dias destes. Se a ideia é essa, venham mais ajudas.

Sem comentários: