quinta-feira, fevereiro 22, 2007

Portugal num... monumental esforço
dá a Moçambique vinte e cinco tendas

As vítima das cheias em Moçambique (um país, recorde-se, lusófono) nomeadamente os mais de 120 mil desalojados podem estar descansados. Porquê? Porque, num monumental esforço de ajuda, Portugal doou 25 (não há engano, são mesmo vinte e cinco) tendas ao Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

A doação, canalizada através da representação diplomática portuguesa em Maputo, visa contribuir (decisivamente, digo eu) para fazer face à escassez de abrigos existentes nos centros de acolhimento para o elevado número de pessoas que fugiram da subida das águas.

"As autoridades portuguesas estão a seguir os trágicos acontecimentos em Moçambique atentamente e com muita preocupação", disse o embaixador português em Moçambique, José de Freitas Ferraz.

Ainda bem que Lisboa segue os “trágicos acontecimentos” com “muita preocupação”. É que se assim não fosse, daria talvez umas duas tendas…

Para se ver o enorme esforço de Portugal (25 tendas sempre são 25 tendas), registe-se que a Agência Catalã de Cooperação para o Desenvolvimento (ACCD) e a Cruz Vermelha da Catalunha enviaram cinco mil mantas, 3.000 lonas para tendas de campanha, mil "kits" de cozinha e 2.300 bidões de água de 20 litros cada.

Não fosse o drama dos moçambicanos, ficaria satisfeito se as autoridades de Maputo devolvessem as 25 tendas com um cartão a dizer: “Ponham-nas ao serviço dos vossos mendigos”.

2 comentários:

ELCAlmeida disse...

Meu caro,
Não seja tão dramático. É que em portugal é tudo em grande e cada tenda leva cerca de (ora 120 mil a dividir por 25....é isso!)leva cerca de 5000 pessoas (ainda sobram 200 lugares para colocar mesas, cadeiras e fazerem um bailinho; só não sei se é da Madeira.
A ser tão drástico para quê?.
E a ser irónico nunca seriam para os mendigos que em Portugal não há.
Eram sim para as pessoas se abrigarem nas bichas (perdão, nas filas) para um qualquer Hospital ou serviço de saúde. Com o tempo de espera que os doentes têm para serem atendidos ou operados...
E depois admiram-se que a CPLP (Cê... cê quê?) esteja nas ruas da amargura ou que o delegado de Moçambique já há muito acabou a sua comissão e espera de substituto...
Kandandu
Eugénio Almeida

Flávio Gonçalves disse...

Deprimente...