sábado, junho 11, 2011

Clonar humanos com genes de chimpanzé

Um laboratório argentino anunciou o nascimento da primeira vaca clonada com dois genes humanos, para produzir um equivalente do leite materno, que pode proteger os bebés contra doenças e promover o seu desenvolvimento.

Por experiência própria, conheci alguns chimpanzés (entre outras espécies) com notável espírito de solidariedade para com os humanos. Espírito esse bem superior, em muitos casos, ao que agora é evidenciado por alguns políticos portugueses.

Creio, por isso, que se calhar faria sentido clonar seres humanos com genes de chimpanzé, procurando dessa forma produzir políticos capazes de fazerem o que cada vez é mais escasso: viver para servir.

No caso argentino, segundo o Instituto Nacional de Tecnologia Agrícola (INTA), "a vaca clonada, 'baptizada' Rosita ISA, é o primeiro bovino nascido no mundo com dois genes humanos que contêm as proteínas presentes no leite materno".

Nicolas Mucci, um dos três responsáveis pelas investigações conduzidas pelo INTA e pela Universidade Nacional de San Martin, disse à agência noticiosa francesa AFP que aquele leite protegerá os bebés e melhorará a sua absorção de ferro.

"O objectivo é melhorar o valor nutricional do leite de vaca juntando dois genes humanos, as proteínas lactoferrina e lisozima", declarou um outro investigador, Adrian Mutto, da Universidade Nacional de San Martin.

O vitelo nasceu a 6 de Abril e é vigiado "24 sobre 24 horas". Dentro de 10 meses, os investigadores vão poder confirmar se as proteínas estão presentes no leite de Rosita, realizando uma simulação de gravidez.

O objectivo da experiência é que na idade adulta a vaca possa produzir "leite semelhante ao dos seres humanos", indicou o INTA.

Como todos sabemos (e em muitos casos basta olhar para a Assembleia da República) os chimpanzés são parentes próximos dos seres humanos e compartilham com eles 98 a 99,4% do ADN.

Acresce que, como alguns políticos, o chimpanzé consegue reconhecer a própria imagem ao espelho (capacidade que poucos animais apresentam), e também são capazes de aprender certos tipos de linguagens, como a dos sinais. Portanto...

Sem comentários: