segunda-feira, janeiro 08, 2007

Cavaco apela ao diálogo na Guiné-Bissau
- Já podemos todos dormir descansados!

O Presidente da República português, Aníbal Cavaco Silva, fez hoje um apelo para que "o diálogo se imponha definitivamente" na Guiné-Bissau como "a única via" para o desenvolvimento social e económico do país. Pois. Diálogo entre uma esmagadora maioria com a barriga vazia e uma minoria com ela bem cheia não me parece que resulte.

"Espero sinceramente que na Guiné-Bissau o diálogo se imponha definitivamente como a via única capaz de levar ao desenvolvimento social e económico, que o povo guineense merece", afirmou Cavaco Silva na apresentação de cumprimentos de Ano Novo pelo corpo diplomático acreditado em Lisboa. Palavras, Senhor Presidente. E disso estão os famintos guineenses cheios.

O governo de Lisboa está (que remédio!) a acompanhar o evoluir do clima de tensão que se seguiu ao assassínio do antigo Chefe do Estado-Maior da Armada (CEMA), comodoro Lamine Sanhá. Os incidentes ocorreram sábado na sequência da morte de Lamine Sanhá, baleado quinta-feira com quatro tiros disparados por desconhecidos.

Centenas de jovens moradores no Bairro Militar, onde a vítima residia, ergueram barricadas nas principais vias de acesso à zona e queimaram pneus, tendo incendiado e saqueado a casa (e que casa!), ainda em construção, do presidente guineense, João Bernardo "Nino" Vieira.

Agora, depois do apelo de Cavaco Silva, já todos podemos dormir descansados, não é? Descansados e de barriga cheia...

Foto: Dois velhos amigos: Eduardo dos Santos e Nino Vieira

Sem comentários: