
A deliberação do CNCS surge em resposta a uma queixa apresentada pela UNITA, maior partido da oposição em Angola, e envolve directamente a Rádio Nacional de Angola (RNA), Televisão Pública de Angola (TPA), Agência Angola Press (Angop) e Jornal de Angola.
"O Conselho Nacional de Comunicação Social considera procedente a queixa da UNITA sobre a divulgação por parte da de largos espaços noticiosos a propósito da passagem do 50º aniversário do MPLA, por entender que todo o material noticioso divulgado revestiu a forma de propaganda política proibida por lei", salienta a nota de conclusões e recomendações divulgada em Luanda.
Na reunião em que analisou a queixa da UNITA, que acusou os órgãos de comunicação social estatais de favorecerem o partido no poder (MPLA), o conselho recomendou à RNA, TPA, Angop e Jornal de Angola, o "escrupuloso respeito das normas legais que proíbem a publicidade de propaganda política dos partidos políticos".
No campo das recomendações, o CNCS de Angola alertou a RNA, TPA, Angop e Jornal de Angola para a necessidade de "não terem uma posição editorial a favor de qualquer partido político seja ele qual for, devendo encontrar formas de equilibrar os diferentes pontos de vista dos partidos políticos de forma a criar um ambiente de opiniões diversificado e justo".
Outra recomendação do CNCS aos mesmos órgãos de comunicação social estatais relaciona-se com a necessidade de haver "mais equidade" no tratamento noticioso de questões de interesse nacional, político e partidário.
A UNITA queixou-se também ao CNCS da não divulgação pela RNA e TPA de um "spot" publicitário sobre uma reunião da sua Comissão Política realizada em Novembro último, mas este órgão considerou improcedente a queixa, por considerar que o anúncio continha propaganda política também proibida por lei.
O CNCS considerou ainda improcedente a queixa da UNITA que questionava a difusão pela RNA, TPA, Angop e Jornal de Angola de reacções ao discurso do seu líder máximo por entender tratar-se de uma situação imposta por normas legais a que os mesmos estão vinculados.
1 comentário:
Uma no cravo outra na ferradura; ainda assim foi boa a pancada no cravo.
Kandandu
EA
Enviar um comentário