terça-feira, dezembro 08, 2009

A César o que é de César ou a história
da emblemática estrada da Serra da Leba

A empresa portuguesa Mota-Engil, cuja comissão executiva é presidida pelo ex-ministro e dirigente socialistas Jorge Coelho, atingiu no fim de Setembro uma facturação de 1,6 mil milhões de euros e um lucro de 68 milhões, o que representa um crescimento respectivo de 15 e 377% face a igual período do ano passado.

É, portanto, uma entidade de peso e de credibilidade, tanto no contexto português como internacional, estando mesmo em vias de adquirir uma empresa de construção no México, onde já detém a concessão de uma autoestrada.

Estranho por isso que, como se pode ver na imagem, faça uso da emblemática estrada da Serra da Leba, em Angola, nos seus meios publicitários. Estranho porque, pelos menos à primeira vista, se fica com a ideia de que foi a Mota-Engil quem a construiu. E não foi.

A obra foi edificada pela então Lourenços Empreiteiros, com sede em Luanda e considerada como a maior empresa de terraplanagens de Angola a quem, na época anterior à descolonização, o próprio MPLA chamava de os Reis dos Empreiteiros.

Na construção, o grupo Mota-Engil regista crescimento acentuados em Portugal (22%) e Angola (43%), face a 2008. Em Angola, a Mota-Engil facturou até ao fim de Setembro 302 milhões de euros (212 milhões em 2008).

Presente em 18 países, entre os quais Brasil e Angola, a vitória mais recente da Mota-Engil surgiu na Polónia, através da sua subsidiária Polska, com a celebração de mais dois contratos num valor total de 111 milhões de euros.

Tudo isto somado, digo eu, não legitima que a empresa só por ter recuperado a estrada da Serra da Leba a apresente como sua.

5 comentários:

ELCAlmeida disse...

Obrigado poor colocares as coisas nos seus lugares
Kdd
EA

Anónimo disse...

Uma pessoa anda um pouco mais ocupada e chega aqui, é isto!
Boa Orlando, sempre a labutar pela verdade!
Quanto à Mota Engil, faz o mesmo que todos os outros capitalistas todos... Andam a açambarcar para nos deixar na miséria! Agora escusava era de mentir, ou apropriar-se das obras dos outros... São todos muito sérios!
É que este Tratado de Lisboa, veio implementar de uma vez por todas o totalitarismo e isto vai ser muito, mas muito mau. Para nós vai ser uma desgraça... mas para os nossos filhos, nem é bom pensar.

Basta dar uma espreitadela neste vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=agI5ePlxGgo

Anónimo disse...

Ou neste... embora eu saiba que causa polémica... só para mentes abertas, aos dois lados da "montanha"...

http://www.youtube.com/watch?v=4KCufbaxV1A

Delfim Tem disse...

Fico Feliz Pelo Reconhecimento A Essa Grande Firma ?? Lourenços Empreiteiros Na Qual Trabalhei Durante Muitos Anos??? Meu Pai Ajudou A Construir A Serra Da Leba E Isso Foi Em 1965

Delfim Tem disse...

Fico Muito Grato Pela Sua Publicação?? E Pelo Reconhecimento Á Firma Lourenços Empreiteiros Na Qual Trabalhei Durante Varios Anos Ela Construiu Não Só As Voltas Que A Leba Leva??? Mas Muitas Outras Grandes Obras???