quarta-feira, dezembro 23, 2009

Valha-nos Santa Isabel (dos Santos)

Em Novembro os dados indicam que já foram mais de 523 mil os desempregados portugueses registados nos centros de emprego, um aumento de 28,2 por cento face ao mesmo mês de 2008.

Ou seja, nada de novo nas ocidentais praias lusitanas a norte, embora cade vez mais a sul, de Marrocos.

Os números divulgados pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) apontam ainda um aumento no desemprego registado de 1,2 por cento em relação ao mês anterior, o que significa um acréscimo de mais de 6 mil inscritos.

Embora se tenha registado uma quebra na evolução do desemprego entre as mulheres em comparação com os dados de Outubro, estas continuam a representar a maior parcela dos desempregados registados, num total de 279 mil, 53 por cento do total.

O desemprego entre os homens continua a apresentar uma evolução mais acentuada. Comparado ao mesmo mês de 2008 o aumento foi de 41,5 por cento de desempregados, sendo que em relação a Outubro deste ano o aumento foi de 2,8%.

O aumento do desemprego foi particularmente acentuado no sector da construção e nas indústrias extractivas, com aumentos percentuais de 63,5 e 53,3 por cento respectivamente face ao mesmo período do ano anterior.

As ofertas de emprego disponíveis nos Centros de Emprego e o número de colocações efectuadas diminuíram em relação a Outubro, com variações percentuais negativas de 5,6 e 2,5 por cento respectivamente.

É por estas e por outras que, confesso, me rendi à nova santa dos portugueses: Isabel dos Santos. A ela rezo (confesso também que a devoção é hipócrita) para que compre de uma vez por todas este reino lusitano.

Sem comentários: