quarta-feira, maio 19, 2010

Reabilitação urbana para jornalistas
- Não adianta, mas não ocupa lugar!

O Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) vai promover, a 17 e 18 de Junho nas instalações do Cenjor, em Lisboa, uma acção formativa destinada a jornalistas e a estudantes de comunicação social.

Acho muito bem. Se calhar, apanhando ou não boleia do IHRU, também seria bom que alguém, eventualmente do sector de propaganda socialista do regime português, levasse a cabo uma outra acção formativa para reabilitar o jornalismo.

Os bons princípios e práticas de reabilitação urbana, o papel do Estado e dos diversos agentes envolvidos, os custos e implicações de construção nova face à reabilitação da já existente serão alguns dos tópicos a abordar na formação.

Vão assim, tanto jornalistas como estudantes de comunicação social, aprender os bons princípios e práticas de reabilitação urbana que, se tudo continuar como até agora, dificilmente poderão pôr em prática num país em que os donos da verdade é que sabem o que é ou não publicável.

O objectivo da iniciativa do IHRU é preparar - facultando conhecimentos e incentivando a reflexão - os jornalistas para as especificidades da reabilitação urbana, "considerada uma prioridade no contexto das políticas públicas e, em particular, da política das cidades".

Um objectivo nobre que, contudo, não leva em conta a realidade em que labutam os jornalistas. Eles bem podem saber, mas se o que sabem colidir com os interesses dos seus donos e dos donos dos seus donos, nada será publicado.

Estão previstas intervenções de José Aguiar (Faculdade de Arquitectura/presidente da Comissão Nacional Portuguesa do Conselho Internacional dos Monumentos e dos Sítios) e Manuel Fonseca (professor universitário/investigador do Laboratório Nacional de Engenharia Civil).

Alfredo Campos Costa (investigador do Laboratório Nacional de Engenharia Civil), António Lamas (presidente dos Parques de Sintra), Fernando Larcher (professor universitário), Ruy de Figueiredo (presidente da Associação Nacional de Avaliadores) e Fátima Ferreira e Bessa Pinto (ambos do IHRU) completam o painel de oradores.

Ao que consta, na acção de formação não estará nenhum representante dos donos dos jornalistas nem dos donos dos donos...

Sem comentários: