quinta-feira, outubro 12, 2006

Europa falhou a estratégia para África

A Europa deve admitir que falhou na sua estratégia para África e na tentativa de ajudar o continente a resolver os seus problemas, defendeu hoje em Lisboa o assessor político do presidente da Comissão Europeia. E se a Europa falhou em termos gerais, Portugal terá cumprido no que aos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa respeita?

João Marques de Almeida, que falava na Conferência Estratégia e Segurança na África Austral, organizada pela Fundação Luso-americana para o Desenvolvimento (FLAD), defendeu ainda que os Estados europeus também falham na defesa do "conceito estratégico" que adoptaram e que passa por "usar a força militar em situações que geram crises humanitárias".

João Marques de Almeida referiu ainda que, após a descolonização, "as grandes potências europeias quiseram ajudar a construir Estados, mas depois do fim da guerra-fria constatou-se que se tratava de uma ilusão".

"O que aconteceu foi uma multiplicação de Estados falhados em que apenas se conseguiu fortalecer os regimes, confundindo-se a segurança do regime com a segurança do Estado", acrescentou.

Com a ambição "ainda maior e irrealista" de uma nova estratégia de querer ajudar a construir democracias, a UE deve ponderar se pretende continuar com a política conservadora de "continuar a fazer como até aqui - acções pontuais e compromisso político e diplomático sem resultados positivos - ou uma acção menos conservadora que deverá ter como ponto de partida o reconhecimento do fracasso" , disse.

Assino por baixo.

1 comentário:

ELCAlmeida disse...

Engraçado. E se pensarmos que o presidente da Comissão é alguém que também nada fez por África quando esteve na chefia do Governo e que pouco se interessava daquele continente... e eu como o sei!!!
Agora e antes que seja despedido anda numa roda viva com África... até carrega sacos no Sudão...
Kdd
EA