domingo, outubro 08, 2006

O enorme exemplo de Fernando Casimiro (Didinho)

Conheci o Fernando Casimiro, Didinho, no dia 23 de Setembro na Casa de Angola, em Lisboa. Embora guineense, mas sobretudo lusófono e também angolano, honrou-me com a sua presença no lançamento do meu livro. No entanto, de há muito que lia (e às vezes comentava) o que o Didinho escrevia em vários sítios, nomeadamente no Notícias Lusófonas.

Defensor acérrimo do que pensa ser a verdade, sempre defendeu que "a vida só tem sentido se, para além de nós, outros também puderem viver", tal como advoga que “o primeiro compromisso de todos os guineenses deve ser para com a Guiné-Bissau!”.

Para mim, e sei que não estou isolado (antes pelo contrário), Didinho é um daqueles exemplos que honra e dignifica a Lusofonia, apesar de ser incompreendido, e até mesmo ameaçado, pelos ineptos que não entendem que quem não vive para servir não serve para viver.

O seu amor à liberdade fá-lo lutar pela dignificação do seu Povo, leva-o a não ter medo das palavras, mesmo quando elas criticam os ditadores e todos aqueles poucos que têm milhões e se estão nas tintas para os milhões (sejam guineenses, angolanos etc.) que têm pouco ou nada.

Dindinho, embora não esteja só, é uma espécie em vias de extinção. Ao privilegiar a competência em vez da subserviência, está a criar um exécrcito de inimigos recrutados nas latrinas da incompetência.

Mas de uma coisa estou certo. A História da Lusofonia, e neste caso da Guiné-Bissau, não se escreverá sem que Fernando Casimiro dela conste como paladino do seu Povo.

É, também por isso, meu caro Didinho, que tenho orgulho em ter-te como amigo. Ontem, hoje e amanhã. Sempre.

1 comentário:

Anónimo disse...

Caro irmão Orlando,

Estou sem palavras, eu que costumo ter sempre muita coisa para dizer…

Um muito obrigado ético, claro, porque a nossa luta comum dispensa agradecimentos mas incentiva pelo reconhecimento das nossas acções.

Vamos continuar a trabalhar, caro irmão!

Um grande abraço

Didinho