quinta-feira, outubro 12, 2006

Jogos da Lusofonia: CNN 1 – RTP 0

«Unidos pelo desporto» é o lema da Acolop, Associação dos Comités Olímpicos de Língua Portuguesa, que foi fundada em 8 de Junho de 2004 com objetivo de integrar o mundo lusófono pelo desporto e já oficialmente reconhecida pelo Comité Olímpico Internacional.

A criação dessa entidade vem tornar realidade um sonho antigo das nações envolvidas - os Jogos da Lusofonia - seguindo os exemplos dos Jogos da Comunidade Britânica e dos Jogos da Francofonia.

Os primeiros Jogos da Lusofonia terminam dia 15 em Macau com a presença de 733 atletas inclusive a bi-campeã olímpica portuguesa Fernanda Ribeiro e contaram com as seguintes modalidades desportivas: Atletismo, Basquetebol, Futebol, Futsal, Taekondo, Ténis de Mesa, Voleibol e Voleibol de Praia.

A RTP é, segundo a lei, um Serviço Público que “está obrigado a satisfazer as múltiplas necessidades culturais, educativas, informativas e recreativas dos diversos públicos específicos”.

Assim, no cumprimento deste Serviço Público (também pago pelos meus impostos), a RTP tratou os Jogos da Lusofonia como algo de pouco interesse, sobretudo porque se trata de uma matéria que, de facto, só interessa a Portugal, Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Moçambique e Timor-Leste.

E graças à visão estratégica da RTP é que a CNN (uma pequena televisão se comparada com a universal RTP) tem dado mais cobertura aos Jogos da Lusofonia, numa clara demonstraçao de que os norte-americanos têm nesta matéria muito a aprender com a Rádio Televisão Portuguesa.

2 comentários:

ELCAlmeida disse...

Sobre este assunto já coloquei o meu comentário no blogue... e a RTP assinou um protocolo na presença do Ministro que tutela o desporto (letra miúda de propósito, porque é isso que a rtp trata o desporto; basta lembrar as palavras do seu presidente quando ficou sem o futebolo)
Kdd
EA

ELCAlmeida disse...

A RTP-África, antes do Repórter" (às 19,30 horas) fez um resumo dos jogos. Pena é não os publicitarem como deveria ser.
Kdd
EA