quarta-feira, outubro 25, 2006

A situação nos países lusófonos
interessa aos media portugueses?

Como digo aqui em baixo, os Repórteres Sem Fronteiras revelaram ontem a listagem da liberdade de Imprensa em todo o Mundo. Pela leitura dos três principais jornais portugueses, muito pouco (em alguns casos nada) se fica a saber da situação na Comunidade de Países de Língua Portuguesa.

O Jornal de Notícias, não dá uma única palavra aos países lusófonos. Fala, contudo, da Finlândia, Irlanda, Islândia, Holanda, Coreia do Norte, Portugal, Hungria, Letónia, Eslovénia, EUA, Turquemenistão, Eritreia e Líbano.

O Público afina pelo mesmo diapasão embora tenha um parágrafo, o último, a falar de África.

O Correio da Manhã é o único que, sem deixar de dizer o mesmo dos outros dois jornais, acrescenta a posição dos países lusófonos. Ou seja, Angola na 91ª posição, a Guiné-Bissau no 62º lugar, o Brasil no 75º, Timor-Leste no 82º, Cabo Verde e Moçambique no 45ª entre os 167 países analisados.

A fazer fé nestes exemplos, aos leitores do JN e do Público interessa mais o que se passa no Turquemenistão do que a realidade angolana, brasileira ou moçambicana.

Por outro lado, o CM não esquece os que estão preocupados com a situação no Turquemenistão, mas acrescenta alguma informação sobre os países da CPLP da qual, por sinal, Portugal faz parte.

Assim seja!

1 comentário:

Térsio Vieira disse...

TEM HAVER COM A COMPLICIDADE DOS JORNAIS PORTUGUESA...O QUE É PODEMOS FAZER????


GOSTEI EMENSO DO SEU CANTIGO, JÁ FIZ QUESTÃO DE COLOCAR NOS LINKS DO MEU BLOG.

QUE DEUS RICAMENTE LHE ABENÇÕE!

UM GRANDE ABRAÇO!