segunda-feira, setembro 04, 2006

Angola organiza Taça das Nações Africanas

A edição de 2010 da Taça das Nações Africanas (CAN) vai ser disputada em Angola, anunciou hoje a Confederação Africana de Futebol, numa cerimónia realizada no Cairo, onde o organismo tem a sua sede.

A candidatura de Angola à organização da CAN2010 derrotou na fase final de selecção as que tinham sido apresentadas pela Líbia, pela Nigéria e pelo Gabão e Guiné Equatorial, numa proposta conjunta.

A proposta apresentada por Angola prevê a construção de quatro novos estádios, com capacidade superior a 20.000 lugares cada, num investimento estimado entre 100 e 140 milhões de dólares (entre 78 e 109 milhões de euros).

Os novos estádios serão construídos em Luanda, Benguela, Lubango e Cabinda, as quatro cidades angolanas que vão receber os jogos da CAN2010.

Por outro lado, a Federação Angolana de Futebol (FAF), com o apoio do Governo, também se comprometeu com a construção de novas unidades hoteleiras nestas quatro cidades, além da reabilitação de outras que já existem.

A realização da CAN2010 em Angola implicará também substanciais melhorias ao nível da rede de estradas do país, das condições existentes nos aeroportos e do funcionamento das unidades de saúde, entre outras infra-estruturas.

A FAF deu também garantias quanto à disponibilidade para emissões de televisão via satélite a partir das províncias de Cabinda, Huíla e Benguela.

A organização da CAN2010 deverá ficar centralizada no recém inaugurado Centro de Conferências de Talatona, nos arredores de Luanda, o qual também deverá acolher o Congresso da CAF que será organização por ocasião da prova.

Sem comentários: