sábado, setembro 09, 2006

Darfur? O que é que isso interessa?
- Será por serem apenas pretos?

O alto-comissário das Nações Unidas para os Refugiados, António Guterres, afirma que Darfur está à beira de uma “catástrofe” humanitária, alertando que o Exército sudanês poderá estar a preparar uma nova ofensiva contra a região. E o que que isso interessa? Aos donos e senhores do mundo (EUA e Europa) nada. Será porque são pretos?

“Centenas de pessoas continuam a morrer vítimas da violência incessante e milhares estão a ser forçadas a abandonar as suas casas. Se as coisas não melhorarem caminhamos para uma catástrofe de grandes proporções”, escreve o chefe do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).

Pregar, bem prega “frei” Guterres. Mas o que é que isso interessa aos donos do mundo? Nada. Será porque são pretos?

Guterres sublinha que a violência na região não dá sinais de abrandamento e diz ter recebido informações de que o Governo sudanês enviou milhares de soldados para combater as duas facções rebeldes que não ratificaram o acordo de paz. “É necessária uma acção internacional urgente para pressionar as partes em conflito e todas as pessoas envolvidas no terreno a deixarem as agências humanitárias trabalharem em segurança. Milhares de vidas dependem disso”, alerta o alto-comissário, sublinhando que é cada vez mais perigoso viajar de carro na região.

Pregar, bem prega “frei” Guterres. Mas o que é que isso interessa aos donos do mundo? Nada. Será porque são pretos?

O Conselho de Segurança da ONU aprovou na semana passada uma resolução que prevê o envio de 20 mil capacetes azuis para Darfur, em substituição da pequena e mal equipada força da União Africana (UA), mas o Governo sudanês recusa a presença de mais soldados estrangeiros no seu território.

Pois. Bem prega “frei” Guterres. Mas o que é que isso interessa aos donos do mundo? Nada. Será porque são pretos?

Sem comentários: