terça-feira, setembro 19, 2006

Notícias Lusófonas é um nobre
e raro exemplo para a Lusofonia

O António Ribeiro, para além de assinar as Lusófias, é o «maluco» que aguenta o barco, eu diria porta-aviões, que dá pelo nome de Notícias Lusófonas (www.noticiaslusofonas.com) .

Entre outros navios da esquadra, o Notícias Lusófonas está há oito anos a descobrir novos mundos e a dar novos mundos ao Mundo da Lusofonia.

Ou seja, como escreveu o maior dos maiores (Luís de Camões) «De África tem marítimos assentos/É na Ásia mais que todas soberana/Na quarta parte nova os campos ar/E se mais mundo houvera, lá chegara!».

Pena é que que os ilustres protagonistas dos areópagos políticos da Comunidade de Países de Língua Portuguesa não queiram ver o contributo ímpar que o António Ribeiro tem dado à Lusofonia.

Mas, pelo contrário, os leitores do Notícias Lusófonas estão atentos. Mais de seis mil visitas por dia é OBRA.Ainda pouco se falava de Lusofonia quando, em finais de 1996, o António Ribeiro decidiu criar, na Internet, um espaço privilegiado para a comunicação entre todos os falantes da língua de Camões independentemente do local de habitação.

Mercê do apoio dos visitantes e sempre atento às suas aspirações, o António Ribeiro, com o seu Portugal em Linha, foi desenvolvendo novas secções e novos serviços.

Mas faltava ainda algo que, mesmo noutros serviços ou jornais existentes, ainda não estava concretizado: Um espaço de notícias para toda a Comunidade Lusófona.

Assim, em Outubro de 1997, nascia o Notícias Lusófonas. Desde essa data publicou, primeiro mensalmente, depois quinzenalmente e, por fim - sempre respondendo às solicitações dos leitores - semanalmente, uma súmula de notícias acerca do que ia acontecendo um pouco por todas as Comunidades Lusófonas.

Sempre animado da sua velha (mais sempre nova) paixão pela Lusofonia, o António Ribeiro resolveu renovar o Notícias Lusófonas e fazer - uma vez mais - o que não existe em toda a Comunidade Lusófona: um jornal (digno desse nome) online com notícias dos vários países lusófonos e das comunidades lusófonas espalhadas pelo mundo, com actualização dinâmica e diária, contendo ainda entrevistas e artigos de opinião.

Obrigado António.

1 comentário:

ELCAlmeida disse...

O bom e as coisas boas não se agradecem. Saúdam-se, diregem-se, consomem-se e louvam-se.
É o caso do Notícias Lusófonas.
Assim o provam os seus leitores.
Kandando
Eugénio Almeida