quinta-feira, setembro 28, 2006

«Hugo Chávez amigo, Sócrates está contigo»

O primeiro-ministro de Portugal deveria estar satisfeito. Porquê? Porque é o único líder europeu, segundo leio no Notícias Lusófonas a quem (com a devida vénia) “roubei” o título, distinguido com o "privilégio" da aparecer ao lado do presidente da Venezuela. Uma fotografia de José Sócrates com Hugo Chavez está a ser usada como trunfo pelo Presidente venezuelano nas ruas de Caracas, ou não existisse no país uma importante comunidade de origem portuguesa.

Numa primeira reacção, o Governo português disse que "não tinha conhecimento" da existência do cartaz. Disse-o pela voz do seu assessor David Damião, jornalista que deixou há anos a profissão para integrar a equipa de António Guterres, certamente como prémio pelo bom desempenho feito na cobertura eleitoral... enquanto jornalista.

(Um dia destes vamos vê-lo como director de um qualquer jornal).

De opinião contrária foi a do encarregado de negócios da Embaixada portuguesa na Venezuela, Emídio da Veiga Domingos, que disse que a a fotografia já está "talvez há duas semanas" na estrada que leva ao aeroporto da cidade.

Mais. Veiga Domingos diz que "logo que tivemos conhecimento, contactámos as autoridades portuguesas competentes". Pelos vistos a informação terá sido arquivada num qualquer envelope 10.

Agora Sócrates mandou dizer que está chateado pelo abuso do bolivariano Chávez e quer explicações.

Será que o presidente da Venezuela vai dizer de sócrates o que disse de Bush? Ou seja, que também é um Diabo? Neste caso socialista.

Sem comentários: