quarta-feira, setembro 13, 2006

Cabo Verde afasta-se da Europa?

O Presidente cabo-verdiano considerou hoje que a ideia da adesão de Cabo Verde à União Europeia, defendida por Mário Soares e Adriano Moreira, deixou de estar na ordem do dia, defendendo apenas a via da cooperação. Será a melhor opção? Ou é algo que indicia alguma colisão com o Governo?

Em relação ao pedido de estatuto especial, que o primeiro- ministro cabo-verdiano, José Maria Neves, pretendia ver formalizado até final do ano passado e que ainda não aconteceu, o Presidente afirmou que "é melhor deixar a questão como está" e "permitir que o processo avence por si", justificando que não se trata de uma "prioridade".

"Cabo Verde encontra-se numa área geográfica que precisa de garantir a segurança, a protecção das suas águas territoriais e dos seus recursos. De acordo com a situação actual, parece-nos de grande interesse uma cooperação com os nossos vizinhos, mas também com a Europa nesta matéria", disse.

Mário Soares e Adriano Moreira lançaram em 2005 uma petição para a plena adesão de Cabo Verde à UE, considerando que a proximidade cultural e geográfica justifica esta pretensão, mas numa visita oficial a Portugal, em Maio do ano passado, o primeiro-ministro cabo- verdiano considerou que se trata de algo "muito complexo e difícil".

Questionado pela Lusa sobre se discutiu este assunto no encontro que manteve com o ex-Presidente português, Pedro Pires referiu que a reunião se destinou apenas a abordar a cooperação entre a Fundação Mário Soares e a Fundação Amílcar Cabral, de que é fundador, e formas de a desenvolver.

Sem comentários: