segunda-feira, abril 16, 2007

Com o William Tonet quando e onde for preciso

No dia 3 de Janeiro, sob o título «O exemplo de William Tonet – Herói do Jornalismo angolano», escrevi o texto que a seguir volto a publicar, acrescentando a azul o que, agora que o conheci pessoalmente, acho por bem.

Perguntei hoje à minha sombra (velha companheira dos dias sem pão e dos pães sem dias) se concordava em que eu escrevesse algo a dizer que o Jornalista angolano William Tonet é um herói do verdadeiro Jornalismo em Angola. A resposta foi lapidar: “Sem dúvida” (mal fora se ela dissesse o contrário). E se estamos de acordo, é mesmo sobre isso que vou escrever.

Uma rápida consulta ao dicionário permite-me dizer que herói é "um homem extraordinário pelas suas qualidade guerreiras, triunfos, valor ou magnanimidade".

Enquadra-se, digo eu. O Tonet (que, vejam só, não conheço pessoalmente) há muito que mostrou ter qualidades guerreiras. Se assim não fosse não teria sobrevivido à “selva” onde exerce a sua profissão. Triunfos? Sim, teve muitos, destacando-se desde logo o facto manter um jornal independente e uma coluna vertebral erecta.

Magnanimidade? Também. Mas esta é uma explicação que, no meu caso pessoal, reservo para mais tarde. Isto significa boas novidades (espero) muito em breve.

Herói também é “o protagonista ou personagem principal de uma obra literária”. Não é, por enquanto, o caso. Sê-lo-á certamente um dias destes. Hoje é apenas o protagonista deste meu humilde texto.

Acredita, meu caro Tonet, que essa tua tenaz luta para dar voz aos que a não têm é um acto de heroicidade, por muito que isso custe a alguns supostos heróis... de pés de barro.

Como também és daqueles que nunca serão derrotados porque nunca deixarás de lutar, mereces este reconhecimento (se bem que pouco útil te seja!).

Continuemos, por isso, a fomentar a criação de pulgas...

Nota: Nada está a azul? Pois não. Mantenho tudo o que disse, sem alterar uma vírgula.

2 comentários:

ELCAlmeida disse...

Aí está algo que por razões particulares não me permitiram fazer. Conhecer pessoalmente embora tenha podido falar com ele telefonicamente. E o que falámos mostrou o quanto ele sabe e o quanto ele pode e irá continuar a dar ao nosso País!
Kandandu William Tonet
Eugénio Almeida

MV disse...

Orlando, um dia destes, principio da noite dua segunda feira, voltei a abordar o TOnet. Estava ele aqui na REcclesia, pronto para gravar uma resenha de analise africana. " Conhece o Orlando Castro?" Atiro eu. Acrescento " aquele que assina o alto hama?". Podes crer, amigo bloguista de primeira hora, que esta foi a acha para os dedos de conversa que trocamos. Podes crer, amigo bloguista de primeira hora, que lá esta um icone do jornalismo angolano sem sombras driblando o dia a dia dos mambos da banda, com os dias todos pensando no dorso do que é ser escriba em Angola.

Um kandandu da serra da chela

MV