quarta-feira, abril 18, 2007

Gasolina portuguesa é das mais caras do mundo

O que têm em comum países como a Eritreia, Coreia, Dinamarca e Portugal? Segundo o relatório ontem publicado pelo Banco Mundial (BM) são as economias com a gasolina mais cara do globo.

Em 2006, mostra o estudo do BM, o litro de gasolina estava a ser vendido a uma média de 1,56 dólares em Portugal, mais do que na Finlândia ou Alemanha. Em Espanha, a mesma medida custa 1,15 dólares, diferença que explica, por exemplo, a corrida dos automobilistas portugueses ao outro lado da fronteira para atestarem os depósitos dos carros, adianta o «Diário Económico».

Como seria de esperar, o combustível é dramaticamente mais barato nos países produtores de petróleo: é o caso da Venezuela, que aparece a liderar no fundo da tabela dos preços, onde o litro custa apenas 30 cêntimos de dólar.

O documento, uma colectânea dos principais indicadores de desenvolvimento económico e social, mostra ainda que Portugal é tendencialmente menos eficiente no uso da energia do que há 15 anos: em 1990, com um quilograma de petróleo equivalente a economia conseguia produzir 7,9 dólares de riqueza (PIB a preços de 2000, em paridade de poder de compra). Em 2004, a mesma quantidade de energia apenas deu para produzir 7,1 dólares de riqueza.

In http://www.agenciafinanceira.iol.pt/

Nota: Sem comentários.

Sem comentários: