quinta-feira, novembro 08, 2007

De Thabo Mbeki a Robert Mugabe
de Ahmadinejad a George W. Bush

O presidente da África do Sul, Thabo Mbeki, volta a dizer alguns disparates, quase diria ao estilo do seu vizinho Robert Mugabe. Ou seja, reiterou recentemente que a Sida não tem qualquer relação com o vírus HIV.

Há muito considerado um "dissidente da Sida", Mbeki não só não mudou de atitude relativamente à doença como considerou, numa conversa com o seu biógrafo, que "os cientistas da Sida são comparáveis aos médicos dos campos de concentração nazis".

Também o presidente do Irão, Mahmud Ahmadinejad, não diria melhor.

Segundo um excerto divulgado da biografia do presidente sul-africano, escrita pelo autor Mark Gevisser com o título "Thabo Mbeki: O Sonho Diferido", este disse ainda que "as pessoas de raça negra que aceitam os pontos de vista dos cientistas ortodoxos são vítimas auto-reprimidas de uma mentalidade esclavagista".

Para Mbeki, tais pontos de vista - que incluem a definição do vírus, a sua associação com a Sida e os medicamentos anti-retrovirais como única forma de prolongar a vida dos pacientes - baseiam-se em "crenças e conceitos racistas com séculos de vida relativamente aos africanos".

Não creio que, com exemplos destes, África consiga chegar ao lugar que merece. É claro que não é apenas África. Se os EUA são o que são com o presidente que têm… estamos entregues à bicharada.

Sem comentários: