quarta-feira, novembro 29, 2006

Até a diarreia mata na minha cidade...

Oito pessoas, dos 37 casos registados, morreram de diarreia em alguns bairros periféricos da cidade do Huambo, durante as últimas 24 horas, segundo revelou hoje o chefe de departamento da saúde pública, Salomão Ernesto. Os casos de diarreia, segundo a AngolaPress, estão a ser registados nos bairros de Macolocolo, Rua de Comercio e Calilongue, localizados na periferia da cidade do Huambo.

Dos oito óbitos registados, três ocorreram no Hospital Central do Huambo, onde estão internados outros dez pacientes com diarreia, idos das localidades acima referidas.

"Ainda não temos a certeza da proveniência desta doença, pode ou não ser cólera, mas amostras já foram recolhidas e enviadas para Luanda para os devidos exames e tão logo cheguem teremos as provas", frisou Salomão Ernesto, sustentando que campanhas de sensibilização em termos de prevenção estão a ser efectuadas junto da população afectada e não só.

Na ocasião, o director provincial do Hospital Central, João Chicoa, deu a conhecer que nos últimos dias, o internamento de pessoas com sintomas de diarreia naquela unidade sanitária tem vindo a aumentar. De acordo com aquele responsável, estão internados 40 pacientes com diarreia, muitos deles em estado de desidratação elevada, devido o tempo que permaneceram nas suas residências.

A população local já está alarmada com a situação e muitos concluem ser mais um caso de cólera, devido às chuvas constantes que se fazem sentir nesta região do planalto central de Angola.

O surto da cólera foi declarado pela primeira vez em Angola a 13 de Fevereiro último, no bairro de Boavista, em Luanda. Na província do Huambo até o principio de Maio do ano corrente estavam notificados 13 casos dos quais três resultaram em mortes. Os casos foram registados nos municípios do Ukuma, Caala, Longonjo, Londumbali e na comuna de Alto-Hama (Londuimbali).

Sem comentários: