domingo, novembro 05, 2006

Dinheiro compra a naturalidade
de qualquer cordão umbilical

O Semanário Angolense diz que Artur Queirós é “um desocupado jornalista português que alguns integrantes da “nomenclatura” angolana julgam capaz de reciclar a imagem do regime”. Em Luanda há ainda quem diga que ele é “um asqueroso mercenário que, com dinheiros do contribuinte angolano, lidera a invasão silenciosa do Batalhão Búfalo da caneta”.

Em Lisboa, o jornal Público diz que Artur Queirós “é um jornalista angolano que agora é director geral de publicações de uma empresa que está a construir as fundações do que será um grupo de comunicação angolano privado, com jornal, revista, rádio e televisão”.

O Semanário Angolense desafia Artur Queirós a “desembuchar, logo de uma vez, em que cidade, vila ou aldeia de Angola deixou o cordão umbilical”.

De há muito (isto quer dizer mais de 30 anos) que não vou à missa do Artur Queirós. Por defeito de fabrico, nunca gostei de quem deixa o cordão umbilical onde lhe dá mais jeito.

Reconheço, contudo, que a nomenclatura angolana recompensa sempre todos os seus servos, muitas das vezes de forma generosa. A par de muitas recompensas já recebidas, Artur Queirós tem agora nas mãos dinheiro suficiente para dar qualquer naturalidade ao seu, e ao dos seus colaboradores, cordão umbilical.

Por isso, Angola (que não os angolanos) vai ter de aceitar, como diz o Semanário Angolense, “a víbora casa adentro”.

Sem comentários: