quinta-feira, maio 17, 2007

Diáspora angolana mostra o (muito) que vale

A diáspora angolana vai demonstrar que, afinal, sabe o que quer. Fosse Angola um Estado de Direito e este direito à indignação seria, pelo menos, respeitado, compreendido e até incentivado. Não por questões de regime, mas por razões de identidade e de amor à pátria. Mas não é isso que acontece. Todos os poucos que têm milhões têm medo da verdade quando esta é dita pelos milhões que têm pouco, ou nada.

E, atenção, quando os angolanos no exterior dizem que há muitos a “desgovernar o nosso país, continuando com ideias baixas e a pensar que os angolanos da diáspora continuam sob cativeiro dos mesmos”, estão a criticar o regime no seu todo e não apenas uma das partes. Não apenas o MPLA. A actual UNITA também é culpada.

O MPLA acusou a UNITA de estar a produzir esta manifestação. O partido de Isaías Samakuva desmentiu. A explicação dada pelos organizadores no Club-K é elucidativa e deveria merecer a atenção, séria e honesta, de todos.

“A nossa manifestação não tem nada à ver com qualquer partido político angolano mas sim com todos os angolanos que querem ver este país sair da miséria”, dizem numa lapidar e consciente síntese do que se passa.

Fica claro que o regime está podre e que o rei vai nu. Mas tanto vai nu José Eduardo dos Santos, por inacção, como Isaías Samakuva por omissão e passividade.

A manifestação da diáspora, que começa sábado em Paris, seguida por uma outra, dia 26, no Canadá foi designada, e bem, como "A bola de neve". Em Junho, a bola rolará em Bruxelas, Londres, Lisboa e Bona para em Julho rolar em outras cidades e por fim desfazer-se em Luanda no dia 1 de Agosto.

O regime, suportado pelo MPLA e pela actual UNITA, vai começar a abrir as primeiras brechas. E não adianta a estes dois partidos trocarem acusações. Se Eduardo dos Santos comanda tudo o que pode, Isaías Samakuva pouco tem feito para se mostrar capaz de mudar o regime.

Quando a “bola de neve” passar aqui pelas minhas bandas, lá estarei para lhe dar mais alguma força. Força a favor dos angolanos, sem ser contra os angolanos, Força para que o regime deixe de fazer perguntas ao espelho mágico...

1 comentário:

Anónimo disse...

Sou angolano residente na Holanda.Muitos dos meus amigos (angolanos) residentes cá estao neste momento ainda na Franca(hoje é dia 20 de Maio) e participaram omtem na manifestacao em Fraça.Já estamos a programar uma também cá na Holanda.Em unissono,pretendemos marchar firmes,como um só homem,por uma Angola verdadeiramente justa,democratica e transparente. Também escrevi algo sobre isso no meu blog,basta dar uma olhada no seguinte link:

http://blog.comunidades.net/osvaldo/index.php?op=arquivo&idtopico=184734

Osvaldo.