quarta-feira, maio 23, 2007

José Gama está na mira dos esbirros
- Está ele e todos os angolanos livres

José Gama acaba de deixar no Club-K um esclarecedor aviso à navegação angolana. Ao elogiar a bravura e coragem dos estudantes angolanos, mesmo que poucos, na diáspora que “souberam denunciar a existência de elementos do Estado angolano que desenvolvem colecta de informações, de carácter pessoal”, sobre si, colocou a vida na mira dos esbirros da ditadura angolana.

“Mesmo que seja alvo, pelo menos morrerei com dignidade, por ter o apoio, da extensão do povo, que são vocês. Morrerei com honra porque nunca terão armas para arrancar o que está nos vossos corações. Nascemos para morrer, mas não morremos para nascer. Portanto, não estou preocupado com essas atitudes de pessoas que brincam aos agentes de inteligência”, diz José Gama.

É claro que o MPLA vai dizer que é tudo mentira. Vai dizer que a democracia funciona e que todos são livres de dizerem o que pensam.

E se isso é claro, também o é o facto de os angolanos livres (do MPLA, da UNITA ou de qualquer outro partido) saberem por experiência como funciona o poder que põe sempre a razão da força acima da força da razão.

Creio, embora não tenha a certeza, que nada de mal vai acontecer ao José Gama. Seja como for, para além da minha solidariedade (comungada por todos os angolanos livres), fica a certeza de que não há balas, bombas ou similares que acabem com o puro sentimento dos angolanos de bem.

Estou, estamos, contigo José Gama. Eu e todos os angolanos que entendem que a democracia e o Estado de Direito chegarão um dia à nossa terra.

1 comentário:

Anónimo disse...

Também junto a minha voz à dos que ao lado de José Gama querem sentir e viver a liberdade plasmada na Lei Constitucional angolana, na declaração universal dos direitos do Homem e demais diplomas que regem um estado democrático e de direito. Dizia o Suadoso Dr. J.M.SAvimbi: "Não há arma nenhuma no mundo capaz de fazer calar para sempre a vontade de um povo." Por isso,água mole tanto bate em pedra dura atéque fura. Esta vontade de liberdade e democracia será uma realidade a breve trecho. Força Gama. Força Angola democrática.