terça-feira, maio 08, 2007

Ramos-Horta não nasceu para servir
- Os timorenses que se ponham a pau

As eleições presidenciais em Timor-Leste "são cruciais" para a consolidação da democracia no país? São com certeza, embora me pareça que democracia com a barriga vazia seja uma treta. Se calhar, digo eu, é exactamente nisso que pensarão os timorenses quando, amanhã, forem escolher entre Ramos-Horta e “Lu Olo”.

Quem vai ganhar? Na minha opinião, que espero errada, será Ramos-Horta. Porquê? Desde logo porque isso convém a Xanana Gusmão, à Igreja Católica e à Austrália (a ordem é arbitrária). Não convirá, penso, aos timorenses.

Aliás, ainda hoje Ramos-Horta, participou (vestindo o fato de primeiro-ministro) na cerimónia de despedida de Xanana Gusmão do corpo diplomático acreditado em Timor-Leste.

Está, quer se queira ou não, tudo feito para Ramos-Horta vencer. Não vai, é claro, convencer. Mas essa é outra questão.

Ramos-Horta é o tipo de político que espera que o povo suba até ele em vez de, como se esperaria de alguém que quer assumir a liderança de um país onde milhares de pessoas acordam com fome e dormem com fome, ser ele a subir até ao povo.

Ramos-Horta garante que em caso de vitória nas presidenciais irá assumir com "humildade" e "com total determinação" as suas novas responsabilidades "procurando trabalhar com todos os partidos, incluindo a Fretilin".

Alguém acredita? Ramos-Horta conseguirá, no máximo da sua dedicação, trabalhar consigo próprio e de vez em quando com Xanana Gusmão se este for, como tudo indica, o futuro primeiro-ministro.

Quem escolhe são os timorenses. No entanto, para mim, uma coisa é certa: Ramos-Horta não nasceu para servir mas para ser servido. Cá estaremos para ver.

Sem comentários: