quinta-feira, maio 17, 2007

A minha amiga "Agostinha" de Ribeira de Pena


Encontrei-a desenvolta, perspicaz e amena ali junto aos Bombeiros Voluntários de Ribeira de Pena, na esquina para o Pavilhão local. Começou por assinalar a presença junto dos muitos forasteiros que por lá andavam, certamente dizendo-lhes que aquela é uma terra de boa gente. E é mesmo.

Tornamo-nos amigos, mau grado o pouco tempo que por lá estive. Apesar disso, creio que tentou dizer-me que a sua terra possui características únicas que são, ou deveriam ser, motivo de visita obrigatória para descobrir como o verde do Minho é surpreendente nos tons castanhos e cinzentos de Trás-os-Montes.

Disse-me também, foi isso que pelo menos eu percebi, que Ribeira de Pena tem vales cavados por numerosos cursos de água e montanhas abruptas envolvendo-os, dando à paisagem um aspecto que alguns gostam de classificar de “Suíça Portuguesa”.

A minha amiga, que baptizei de “Agostinha”, disse-me ainda que o património paisagístico e arquitectónico é notável, o ar ainda é puro e as suas águas límpidas e alertou-me para a gastronomia e os vinhos que são produtos de excelência.

Falou-me igualmente de que seria bom reviver Camilo Castelo Branco, a casa onde viveu, a igreja onde casou, os lugares por onde andou. Não me foi possível seguir à risca o itinerário sugerido pela “Agostinha”. Fica, contudo, a esperança de um dias destes lá voltar para o cumprir.

Obrigado, “Agostinha”!

2 comentários:

ELCAlmeida disse...

Tem graça porque há cerca de 26 anos um cão, posso chamar-lhe agora de "Tomar" em homenagem à cidade, decidiu que havia de ser meu cicerone e quase nos - a mim e à minha mulher - a segui-lo por onde ele achou que deveríamos ir. Seguimo-lo e nunca me arrependi Acompanhou-nos, no fim, até ao combóio - não tinha pópó na altura - e por lá nos deixou simpática e alegremente.
Creio que, até hoje, nunca tive tão simpático e despreocupado mas, simultaneamente, acolhedor cicerone.
Este teu apontamento relembrou-me esse tempo esse canídeo que, por certo, já terá deixado a sua simpatia a outros.
Kandandu
Eugénio Almeida

Francisco Botelho disse...

Foi um acaso encontrar o blog - informação originada no Karaté. De qualquer forma, Ribeira de Pena é a minha paixão e faz-me feliz encontrar alguém que também vibra com ela.
Sugiro uma olhadela ao meu blog http://ribeiradepena.blogspot.com e, quem sabe, para o acompanhar um dia pelas maravilhas de Ribeira de Pena.
Sexat próxsima o Camilo encarnará em mim no 1º Jantar Camiliano de Ribeira de Pena. Se o homem fosse vivo não me escaparia a umas boas bordoadas...
Cumprimentos
Botelho