quarta-feira, outubro 24, 2007

Morreu um velho amigo e fiquei mais pobre

Nota de abertura: O dorido desabafo que se segue é da autoria do Emanuel Lopes (Uabalumuka). Basta lê-lo para perceber muitas coisas. Coisas que alguns teimam em esquecer.

"Morreu um velho amigo e fiquei mais pobre. O meu País ficou mais pobre, porque para além de ser angolano ele foi um construtor. Um construtor que conseguiu ser guerreiro, e sem o deixar de ser, mesmo na guerra, construiu ideias, pontes e aldeias.

Esperei sempre que voltasse do coma, para onde um estúpido acidente, ao sair do X Congresso do Partido, o tinha atirado. Afinal não voltou...

Criado em Luanda, desertou do exército colonial, no Luena, para se juntar à guerrilha da UNITA, quando esta não era ainda conhecida, como foi mais tarde. Estranho trajecto para um caluanda. Foi ele quem, quando se falou de Paz, chefiou por ordem do seu Presidente os primeiros contactos com os portugueses. Foi ele o primeiro a conquistar o coração de muitos que se tornaram militantes da UNITA. Pela sua simplicidade, pelo seu riso, pelo seu jeito caluanda e até pela cultura que muitas vezes escondia para que os outros não se sentissem intimidados.

Apesar da guerra o ter levado a toda Angola, confessou-me a última vez que nos vimos que Luanda, apesar de tudo, ainda era a sua cidade. Por tudo e talvez por isso eramos amigos, daqueles que não precisam de se ver para saberem que os outros existem.

Adeus Sabino, adeus Companheiro. Obrigado por teres sido meu Amigo.

Estou mais sozinho..."

3 comentários:

Anónimo disse...

Obrigado por ter eviado este e-mail.

sinto-me da mesma meneira que sentis-te. sou sobrinho de Sabino sandele, e estou tambem bastante chocado pela a sua morte. adeus meu tio e que descances em paiz.

walterbuzline@yahoo.com

Anónimo disse...

Caro amigo
Ficamos mais pobres.Perdemos um amigo, um familiar e alguém que com certa e honrada modéstia fez alguma coisa por Angola.Lutou!E depois de ter passado por situações terríveis de guerra, a morte acabou por traí-lo desta maneira.Ele É!Sim é, meu primo/irmão.Privei com ele no Camgumbe embora mais novo, percebi que ali estava um HOMEM.Obrigado pelo seu comentário.
Um abraço,
Helder Sabino
"Kayno"

Anónimo disse...

Obrigada a todos vocês por terem amado tanto a pessoa que mais amei na vida, a meu avo Sabino Sandele, o homem mais maravilhoso que ouve no mundo, até hoje não me conformo e não lhe perdou por me ter abandonado se ele sabia que sem ele a minha vida não vai.
Pai porque você fez isto quem me vai aconselhar mais se o meu grande amigo es tú? quem me vai chamar mais de maluca? a quem eu vou pragejar? se erras tu que eu praguejava quando não atendias o que eu queria.
ai que vazio você deixou em mim.
te amo e nunca mais nunca mesmo eu vou deixar de te amar porque cada vez que os anos passao mais eu te amo, eu tenho o melhor avó do mundo, e muitos não sentirão-se bem com isto e tirarão-me o mais precioso que tinha, a ti. estas sempre vivo em mim. Tatiana Sabino