domingo, outubro 07, 2007

Que Paulo Tchipilica é este?

Recordo-me (maldita memória!) de, há já uns anos, Paulo Tchipilica fazer uma conferência, no âmbito do Congresso para a paz e a reconciliação em Angola, em que – então como ministro da Justiça – disse que a democracia é a melhor forma possível de governo, defendendo que a democracia evita a tirania, salvaguarda a liberdade, garante a alternância do poder e remove pelo voto as consequências negativas da megalomania e do caciquismo que o exercício do poder oferece.

Será que este Paulo Tchipilica é o mesmo que agora, como provedor, acha que a tirania, ao contrário da democracia, salvaguarda a liberdade, garante a alternância do poder e remove pelo voto as consequências negativas da megalomania e do caciquismo que o exercício do poder oferece?

Nessa longa e meritória intervenção em que historiou a origem da democracia na história universal, há cerca de 2.500 anos na Grécia, Paulo Tchipilica, defendeu que a democracia é possível em África, salientando que o continente negro só com democracia pode acabar com a miséria e a guerra e dar-se ao respeito.

Será o mesmo Paulo Tchipilica?

O então ministro da Justiça referiu-se na altura a Jonas Savimbi, comparando-o com o Jonas da Bíblia que depois de ter fugido às ordens de Deus, foi castigado pelos homens e acabou por se arrepender e cumprir a missão que Deus inicialmente lhe destinou.

Será o mesmo Paulo Tchipilica que agora se sentiu ofendido pelo que escreveu o director do Semanário Angolense, Graça Campos, levando a que o jornalista fosse preso por delito de opinião?

2 comentários:

Anónimo disse...

Paulo chipilica deixa muito a desejar. Parece que não existem pessoas sérias neste mundo. Chegou a Angola e falar Português mas as palavras dele eram oucas e sem realismo nenhum. Como disse um diplomata uma vez "Paulo Chipilica queria ser uma instituiçäo e conseguiu". Culpa dos Angolanaos que têm a mania de olhar com outrtos olhos quem vem de fora e desprezar quadros de dentro como nós. Eles vêm a falar bom Português e Inlgês mas poucos são bons executores. Tá aí a vengonha.

Anónimo disse...

paulo tchipirica grande jorista sempre defendeu angola como tal nao e nenho oportunista deem graças a deus por ele estar a ajudar a nosso querida angoa