sexta-feira, fevereiro 25, 2011

É verdade. Sou um ingénuo!

O José Filipe Rodrigues é um velho amigo e companheiro dos bancos de escola da então cidade de Nova Lisboa. A propósito do texto "A manifestação em Angola contra o regime - Verdade pode doer, mas só ela pode curar" escreveu-me, o que aliás faz habitualmente, para dizer - com toda a justiça - que sou um ingénuo.

Pergunta ele: "Desde quando é que uma manifestação ou até mesmo uma revolução poderiam preocupar o poder instalado de Angola (ou de Portugal)?"

E acrescenta: "A perda do poder (caso fossem desalojados) seria uma das oportunidades possíveis para gozarem os frutos de uma cleptomania demorada. Talvez fosse um ponto de viragem para finalmente gozarem a vida num paraíso dourado, sem necessitarem de viver nas situações de stress que a usurpação dos bens públicos causa".

É isso mesmo. De facto, reconheço, sou ingénuo. Mas como ele bem sabe, quem nasce torto, tarde ou nunca se endireita. E, nesta matéria, sempre que tentam endireitar-me sou eu próprio que teimo em continuar torto.

2 comentários:

Anónimo disse...

Orlando,
ainda bem que existem pessoas que acreditam em ideais. Eu incluo-me nesse grupo de que tu fazes parte porque, por educação e na profissão, acredito numa prática holística nas relações humanas e sociais em geral. Quando eu morrer, esqueçam todas as outras actividades profissionais e sociais que desempenhei e só espero que guardem de mim memórias de alguns dos meus versos. De facto tenho vivido muita poesia na minha vida, alguma dela com sarcasmo declarado sobre as oligarquias, mal formadas e educadas, que enricam à custa da miséria.
Um abraço Amigo
JFR

Anónimo disse...

chegou a hora da mudança do governo de Luanda, é bem vinda hoje em angola tudo é dele e os pobres morrem de fome. irmãos angolanos chegou a hora do ze du sair dom poder