quinta-feira, fevereiro 03, 2011

1ª Gala Círculo de Escritores Moçambicanos na Diáspora presta homenagem à Lusofonia

No próximo dia 5, no Auditório da Junta de Freguesia de São Domingos de Rana (Portugal), realiza-se a 1ª Gala Círculo de Escritores Moçambicanos na Diáspora. Vão ser homenageadas várias personalidades que têm contribuído para o desenvolvimento e divulgação da cultura Moçambicana e das culturas lusófonas.

De Moçambique serão homenageados Miguel Mkaima (Embaixador de Moçambique em Portugal), Delmar Maia Gonçalves (Escritor), Jorge Viegas (Escritor), Eduardo White (Escritor), Lara Guerra (Artista Plástica), Lívio de Morais (Artista Plástico).

De Angola, Eugénio Costa Almeida (Escritor), Zetho Cunha Gonçalves (Escritor), Rodrigues Vaz (Escritor), Helena Justino (Artista Plástica).

De Cabo Verde, David Levy Lima (Artista Plástico) e de Portugal Fernando Grade (Escritor e Artista Plástico).

Para além do mais que merecido elogio por esta iniciativa, permito-me anotar (sobretudo para memória futura), o facto de pessoalmente ficar satisfeito com a mais do que merecida homenagem ao meu Velho e querido amigo Eugénio Costa Almeida.

Além disso, aqui com um travo amargo, vejo que o Eugénio – um angolano como poucos – é reconhecido pelos moçambicanos sem o ter sido ainda pelo seu próprio país de nascimento, de coração e de alma.

Sem comentários: