sexta-feira, fevereiro 18, 2011

Fuba podre, peixe podre e porrada se refilar para quem se meter com o regime angolano!

O Secretario-Geral do MPLA, Dino Matross, disse à Luanda Antena Comercial - LAC o que toda a gente sabe, o que poucos dizem e o que menos ainda escrevem: quem se manifestar em Angola provocando distúrbios “vai apanhar”.

A reacção do dirigente do partido no poder em Angola desde 1975 é um claro aviso para que o povo angolano (70 por cento do qual vive na miséria) não imite o que está a acontecer no Médio Oriente e no norte de África, onde os movimentos pró-democracia continuam o desafio aos regimes autoritários.

Ao que parece, o regime angolano nem se considera autoritário, desde logo porque o presidente da República, José Eduardo dos Santos, só está no poder há 31 anos sem nunca ter sido eleito...

Dino Matross lembra a guerra, acena com a guerra, usa a guerra como razão para que os angolanos não se metam em aventuras. Isto é, para que comam (se tiverem o que comer) e calem, para que aceitem o regime como algo sagrado que apenas pode e deve ser venerado.

O ditigente do MPLA apelou aos seus militantes, ao poder popular, para “manterem um elevado nível de vigilância, e se absterem de quaisquer tipo de actividades que atentem contra a convivência democrática e pacífica no país”.

Para Dino Matross, convivência democrática e pacífica significa estar de joelhos perante o regime, beijar a mão ao líder supremo, e aceitar como inevitável que o país é gerido por uma casta superior a quem a plebe deve total e inequívoca vassalagem.

É claro que essa casta superior sabe que o Povo, faminto e maltrapilho, não está contente com o regime. Sabe que outros ditadores estão em queda e que, mais dia menos dia, chegará a vez dos donos de Angola terem de partir. Mas, enquanto puderem, vão fazer tudo para que o povo apenas tenha fuba podre, peixe podre e porrada se refilar.

Ao lado do ditador vão continuar os órgãos supostamente representativos da comunidade internacional. A ONU, a CPLP (presidida agora pelo próprio Eduardo dos Santos) e a União Africana, também ela dirigida por Teodoro Obiang, o ditador que comanda a Guiné-Equatorial há 31 anos.

Por enquanto, tal como aconteceu com Ben Ali ou Hosni Mubarak antes da queda, Eduardo dos Santos é considerado um presidente bestial. Depois passará a besta.

Mas que importa ser besta se ele e todo o seu séquito terão poder económico e financeiro para, em qualquer parte do mundo, terem uma vida faustosa?

Sem comentários: