sábado, março 10, 2007

Angola é o segundo país mais corrupto do mundo

Tal como Isaías Samakuva, também a Transparência Internacional não tem dúvidas. Angola é o segundo país mais corrupto do mundo. Em primeiro está o Bangladesh e em terceiro o Azerbeijão. Será que a Polícia Nacional, perdão, o presidente do Tribunal de Contas vai dizer o contrário? Se Eduardo dos Santos mandar, que remédio tem Julião António…

“A corrupção, a fraude e a apropriação indevida dos bens públicos são factores que dificultam o controlo eficaz da gestão financeira e patrimonial”. Sabem que fez esta afirmação? Não. Não foi o presidente da UNITA. Foi o primeiro-ministro de Angola, Fernando da Piedade “Nandó”.

Será que a Polícia Nacional, perdão, o presidente do Tribunal de Contas vai dizer o contrário? Se Eduardo dos Santos mandar, que remédio tem Julião António…

E, já agora, alguém se recorda do tempo em que uma importante figura política angolana afirmou que, depois da guerra, era a corrupção o principal problema de Angola?

Será que a Polícia Nacional, perdão, o presidente do Tribunal de Contas vai dizer o contrário? Se Eduardo dos Santos mandar, que remédio tem Julião António…

Pois. Eduardo dos Santos não vai mandar Julião António desmentir. E não vai porque foi o presidente do MPLA e de Angola quem disse que depois da guerra a corrupção era o principal problema.

É claro que, a partir do momento que Samakuva pôs o dedo na ferida, Eduardo dos Santos deu instruções no sentido de pedir a quem acusa as provas de corrupção.

E é aqui que reside o busílis da questão. O ónus da prova deve ser feito por quem cabritos vende e cabras não tem. Ou seja, por aqueles que apresentam claros e inequívocos sinais de riqueza.

Eu sei que são muitos. Sei que se eles quiserem abrir a boca nem o Rio Kuanza chegará para lavar tanta roupa suja. Mas vale a pena tentar.

Só depois disso a água voltará a ser límpida e pura.

1 comentário:

Anónimo disse...

Apenas uma sugestão, já que o senhor é tão sabido e documentado para fazer afirmações e desrepseitar a honestidade de Nando e Eduatrdo Santos que nãom econderam (como por esse mundo escondem) os males do Páis... mas, vc deveria ser o primeiro a citar os casos de corrupoção que conhece em vez de evocar o ódio que nutre pelos vencedores da sua UNITA. Seja verdadeiro, curajoso e não se arme em vitima de angolanos e portugueses, entre dois fogos. Cite nomes e encha o Rio Kwanza.
Eduarda Santos