sexta-feira, março 30, 2007

Prémio Nacional de Jornalismo em Angola

Segundo a Angop, jornalistas de diferentes órgãos de Comunicação Social consideraram, em Luanda, pertinente a institucionalização pelo Governo, do Prémio Nacional de Jornalismo por simbolizar uma valorização do trabalho e dignificação da classe.

Num comentário ao texto, inserido no AngoNotícias, alguém dizia: “Não sei se isso tem sentido numa Angola onde matam jornalistas porque dizem a verdade”, perguntado “(…) Mas quando é que um jornalista merece prémio? Quando está a favor do governo, do partido, ou quando diz a verdade?”

De acordo com a directora-geral adjunta para a Informação da Angop, Luísa Damião, o prémio é um incentivo para todos os jornalistas, pois estes verão os seus trabalhos reconhecidos, primando por maior rigor e responsabilidade no exercício das suas funções. Dada a evolução do jornalismo angolano nos últimos tempos, já se fazia necessário a sua criação", frisou a directora, acrescentando que vai obrigar a classe a enveredar por um jornalismo sério, atractivo, responsável e de qualidade.

Por seu turno, para o sub-director de Informação do "Jornal de Angola", Caetano Júnior, a abrangência do prémio vem preencher uma lacuna, permitindo a avaliação de várias áreas que abarcam a comunicação social em igualdade de circunstâncias.

Luísa Rogério, a secretária-geral do Sindicato de Jornalistas Angolanos, é de opinião que a distinção servirá de estímulo à prestação dos quadros do sector, embora reconheça que estes não trabalham para prémios.

Na opinião do jornalista Ismael Mateus, o galardão é também uma questão de justiça entre os profissionais, uma vez que os já existentes (Maboque) não permitiam a participação de todas as categorias em igualdade de circunstâncias.

Outro aspecto positivo citado por Ismael Mateus é o facto de avaliar os trabalhos de estudiosos da comunicação social, incentivando a investigação neste domínio.

Por ser atribuído pelo órgão de tutela, o sub-director de Informação da Rádio Nacional de Angola (RNA), Adalberto Lourenço, considera que este é mais inclusivo e se reveste de maior significado, promovendo o mérito e a criatividade.

Os profissionais afirmaram porém que a melhoria da qualidade passa pela formação contínua dos quadros, credibilidade e, sobretudo, a competência posta ao serviço do interesse público.

Aprovado pelo Conselho de Ministros, a 28 de Março deste ano, o Prémio Nacional de Jornalismo visa incentivar a criatividade, valorizar a competência, mérito e profissionalismo dos jornalistas angolanos.

Aberto a todos os profissionais angolanos no país e no estrangeiro, estes a título colectivo ou individual, e ainda estudiosos da comunicação social, cujos trabalhos devem ser publicados em Angola, o prémio vai ser atribuído anualmente no mês de Maio, a partir de 2008, por ocasião do Dia da Liberdade de Imprensa.

Num comentário ao texto, inserido no AngoNotícias, alguém dizia: “Não sei se isso tem sentido numa Angola onde matam jornalistas porque dizem a verdade”, perguntado “(…) Mas quando é que um jornalista merece prémio? Quando está a favor do governo, do partido, ou quando diz a verdade?”

Sem comentários: