quarta-feira, março 21, 2007

Quem diria que o candidato de João Miranda
é (estou pasmado) José Eduardo dos Santos?

João Miranda, que é ministro das Relações Exteriores de Angola, considera que "o candidato natural" do MPLA às próximas eleições presidenciais, previstas para 2009, é o actual chefe de Estado, José Eduardo dos Santos. Quem diria?

"Como cidadão comum, tenho como meu candidato preferido o senhor Eduardo dos Santos. Como membro do partido que governa, naturalmente que o candidato natural é Eduardo dos Santos", afirmou o chefe da diplomacia angolana à Lusa no final da visita a Portugal. Quem diria?

Em Agosto de 2001, o Presidente angolano anunciou publicamente que não tencionava voltar a candidatar-se ao cargo, remetendo-se depois ao silêncio sobre esta questão nos anos seguintes. Esse silêncio apenas foi rompido em Abril de 2006, durante a visita a Angola do primeiro-ministro português, José Sócrates, quando José Eduardo dos Santos admitiu que ainda não tinha tomado uma decisão final sobre o assunto.

Não, sim, talvez. Para que não restem dúvidas…

Para a maioria dos analistas políticos angolanos não existe, no entanto, qualquer dúvida, manifestando-se a convicção de que o actual Presidente será o candidato do MPLA nas presidenciais. Quem diria?

Entretanto, como lhe compete, João Miranda (não sei se enquanto cidadão comum ou ministro do MPLA) resolveu ter hoje um encontro com a comunidade angolana residente em Lisboa.

Presumo que vá (a esta hora ainda não deverá ter começado o encontro) fazer um discurso conciliador, auscultar o sentimento da comunidade e apelar à importância de todos participarem nas eleições.

João Miranda bem pode, depois de – como cidadão comum e de membro do Governo – ter dito quem é o seu candidato, dizer aos angolanos que cada um é livre de votar em quem entender… desde que seja em Eduardo dos Santos.

1 comentário:

Anónimo disse...

ELES PENSAM QUE ENGANAM O POVO.
É UMA POUCO VERGONHA O QUE ESTES SENHORES FAZEM.
FALTA-LHES TUDO,E PRINCIPALMENTE O PODER DE ANALISE.
SE EM ANGOLA O PODER É POPULAR COMO ELES APREGOAM. ENTÃO...
VOTAREMOS EM QUEM NÓS DESEJARMOS.
PAREM DE MANIPULAR O POVO.
PAREM.