sábado, novembro 03, 2007

Levantem-se pelo Jornalismo
… mas ouçam, vejam e falem

O dia 5 de Novembro vai ser assinalado em toda a Europa como um dia de luta dos jornalistas por condições de trabalho condignas para um jornalismo de qualidade. A iniciativa, sob o lema “Stand up for Journalism” (Levantem-se pelo Jornalismo), é da Federação Europeia de Jornalistas (FEJ), e tem como objectivo chamar a atenção para a pressão política sobre os média, o nivelamento por baixo da qualidade da imprensa, a crescente precariedade das condições de trabalho da classe, o ataque generalizado à contratação colectiva, e o desrespeito sistemático pelos legítimos direitos dos jornalistas em toda a Europa.

Considerando que o jornalismo na Europa alcançou “o ponto de crise”, a FEJ insta todos os profissionais a lutar por melhores condições de trabalho e por um jornalismo de qualidade, solicitando o apoio da sociedade civil e de grupos políticos.

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) portugueses, na qualidade de membro da FEJ, propõe-se assinalar este Dia Europeu dos Direitos dos Jornalistas com as seguintes iniciativas:

1. Apelo aos jornalistas para que, dando seguimento a uma sugestão da FEJ, observem nesse dia um minuto de silêncio. Caberá a cada Redacção estabelecer a hora para realizar esta acção. Apela-se ainda que os camaradas em serviço em locais onde encontrem grupos de jornalistas (conferências de imprensa, actos públicos e outros acontecimentos) dinamizem acções idênticas.

2. Apelo aos jornalistas para que, especialmente nesse dia, enverguem a camisola com o lema proposto pela FEJ (“Levanta-te pelo Jornalismo”) que o SJ está a distribuir (preço: € 5), não deixando de usá-la especialmente na cobertura de acontecimentos públicos com a presença de personalidades.

3. Realização simultânea, em Lisboa, Porto, Coimbra, Funchal e Ponta Delgada, de concentrações de membros dos órgãos do SJ, delegados e activistas, nas quais será observado o minuto de silencio acima referido, seguindo-se a distribuição à população de um manifesto em defesa dos direitos dos jornalistas.

Esta acção será desencadeada às 11 horas (10 nos Açores), nos seguintes locais: Lisboa - Largo do Camões (monumento a Luís de Camões); Porto - Praça da Liberdade (estátua do Ardina); Coimbra - Largo da Portagem (“memória” a Miguel Torga); Funchal – Largo António Nobre; Ponta Delgada - Largo do Colégio (busto de Antero de Quental).

Sem comentários: