sábado, novembro 17, 2007

A Lusofonia segundo o site do Governo português

O texto que se segue é a transcrição ipsis verbis do que pode ser visto e lido no site do Governo português. Nele se reconhece, entre outros, a valia dada a esta causa, desde 1996, pelo Portugal em Linha. Reconhecer não é, na minha opinião, suficiente. Mas quem sou eu para o dizer?

«O conceito «Lusofonia» usa-se genericamente para designar o conjunto das comunidades de língua portuguesa no mundo.

Para além de Portugal, há mais sete países que utilizam o Português como língua oficial: Angola, Brasil, Cabo-Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, S. Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Na internet existem vários sítios que, de formas diferentes, dedicam a sua atenção exclusivamente aos países lusófonos e aos mais variados temas com eles relacionados.

Desde logo, a página da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) que disponibiliza fichas informativas bastante completas para a caracterização de cada um daqueles países, da geografia ao clima, da população à história, passando pela política e pela economia.

Também o Centro Virtual Camões trata, de forma muito rigorosa e com grande variedade de informação, questões como o ensino/aprendizagem do português e a divulgação das culturas de língua portuguesa.

Aliás, a exposição virtual Língua Portuguesa - Um Oceano de Culturas é outro dos atractivos do sítio do Instituto Camões, que, assim, proporciona aos seus visitantes uma original viagem aos países de língua portuguesa, através da poesia.

Mais virado para as notícias sobre cada um dos países lusófonos, encontra-se o portal Portugal em Linha.

«Lusofonia» é igualmente a designação usada pelo Centro de Informação Europeia Jacques Delors, que disponibiliza uma curta mas prática listagem de ligações úteis a fontes de informação oficiais de cada um daqueles países.

Uma referência merece ainda um sítio gastronómico que, através dos Sabores da Lusofonia, dá a conhecer um lado diferente da cultura dos países e regiões onde se fala o Português.»

Sem comentários: