sexta-feira, junho 01, 2007

700 milhões de euros? Não, apenas um por cento…

Para o ministro das Finanças do Governo de José Sócrates, o facto de o Tribunal de Contas ter detectado 700 milhões de euros de despesas públicas irregulares em 2006 é irrelevante. “É apenas 1 por cento do total". Nem mais. As percentagens servem sempre para gozar com o Zé povinho que (sobre)vive com reformas de miséria, por exemplo.

"Setecentos milhões de euros é um número que impressiona qualquer cidadão”, reconhece Teixeira dos Santos que, contudo, por não ser um “qualquer cidadão” está acima dessas ninharias. Para ele, como para o Governo socratiano, não são 700 milhões de euros mas apenas… um por cento. Coisa pouca, está bem de ver.

Sustentando que nem "todas as situações reportadas pelo Tribunal de Contas representam, necessariamente, ilegalidades", o ministro esclareceu que "muitas têm a ver com o não cumprimento de algumas formalidades que o Tribunal entende que deveriam ter sido respeitadas".

Coisa pouca. 700 milhões de euros.

Recorde-se que o relatório de actividades de 2006 do Tribunal de Contas, que pela primeira vez fez as contas às despesas irregulares detectadas nas auditorias às entidades públicas, chegou ao valor total de 700 milhões de euros… ou um por cento.

O valor mais elevado de despesas irregulares, na ordem dos 375 milhões de euros, foi detectado em diversas auditorias realizadas no quadro do parecer sobre a conta geral do Estado de 2005, seguindo-se as despesas das autarquias (175 milhões de euros) e gastos com o ensino, ciência, cultura e desporto (140 milhões de euros).

No âmbito das irregularidades detectadas - que vão desde violações dos regimes de contratação de obras publicas e aquisições de bens e serviços, ultrapassagem dos limites de endividamento e autorização de pagamentos sem cabimento orçamental - o TC exige aos infractores a devolução de 441,1 milhões de euros.

2 comentários:

ELCAlmeida disse...

Realmente, sejamos honestos; é mesmo muita má-vontade por cause de 1%zinho. O que é isso nos restntes 99%zão que estão omissos!!!
Kandandu
Eugénio Almeida

Ashera disse...

Espero que este blog ainda esteja no activo!!!
Beijos
Também estou por aqui :
http://ashera-multiply.com
Beijos
Boa semana