segunda-feira, junho 18, 2007

A mangueira nunca dará loengos

Adalberto da Costa Júnior, Secretário para a Informação da UNITA, tem desempenhado as suas funções o melhor que, certamente, sabe. Pena é que, para além de uma manifesta perda de memória em relação aos seus “irmãos” de Portugal, aposte mais, ou quase só, na reacção em vez de na acção.

De um Secretário para a Informação espera-se (esperava eu) mais do que andar a reboque dos acontecimentos. O seu cargo, se bem desempenhado, deveria ser o de “criar” acontecimentos, pondo os outros a andar a reboque. É a diferença entre reagir e agir.

Acredito que, eventualmente por ordens superiores, Adalberto da Costa Júnior não possa fazer tudo o que queria ou, penso, o que sabe que deveria ser feito. Mesmo assim, nunca conseguiu que a UNITA fosse a notícia. Quase sempre a UNITA reagia à notícia.

Lidar com a informação de um partido que quer ser (penso que é isso que a UNITA quer) Governo, não é a mesma coisa que chefiar a delegação do partido num qualquer país europeu. Adalberto da Costa Júnior teve uma boa escola mas, não sei se voluntariamente, deixou de regar, de adubar e de podar a árvore, convencido que ele sobreviveria só por si.

Mas se isso é grave, mais grave é ficar às espera que a mangueira dê loengos. Esperou, como é típico, sentado. Quando alguns, de boa fé, lhe disseram que assim não ia lá, resolveu não reconhecer a verdade, culpando o mensageiro e não lendo a mensagem.

Nesta matéria de informação, a UNITA até tem gente muito boa, muito capaz. No entanto, prefere continuar a pensar que a obra prima do Mestre e a prima do mestre de obras são a mesma coisa.

Se todas as peças de um partido que quer ser Governo são importantes, e são mesmo, a Informação é pelo menos das mais importantes. Ou não será assim, caro Adalberto da Costa Júnior?

1 comentário:

Anónimo disse...

... e agora também tem o « pelouro » do Marketing!...! Convido-o a visitar o meu blog em " angolasempre.blog.com " para outros assuntos relacionados com Angola e não só.
Carlos Lopes